Inovações em contratações públicas
uma revisão sistemática sobre o e-marketplace
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2025.14.1.43258.83.102Palavras-chave:
Compra Pública, Comércio Eletrônico, E-marketplace, Inovação, Administração PúblicaResumo
As transformações na sociedade contemporânea, impulsionadas pela evolução da internet e pelas inovações tecnológicas, redefiniram o processo de compras. Atualmente, as transações ocorrem de maneira remota e ágil por meio de plataformas digitais de comércio eletrônico, destacando os e-marketplaces como os principais canais de pesquisa e aquisição. Globalmente, diversos países têm buscado simplificar as contratações governamentais, adotando práticas inovadoras para promover celeridade, eficiência, transparência, concorrência e redução de custos. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, explorou o estado da arte acadêmico sobre o tema. Nas bases de dados Scopus, SciELO, Google Scholar, Web of Science e BDTD foram selecionados apenas 14 estudos. Os resultados evidenciam que a abordagem da temática é recente, com periódicos científicos sendo a principal fonte de publicações, predominantemente em países que já implementaram o e-marketplace em suas contratações.
Downloads
Referências
Albano, G., Russo, F., Castaldi, G., & Zampino, R. (2015). Evaluating Small Businesses' Performance in Public e-Procurement: Evidence from the Italian Government's e-Marketplace. Journal of Small Business Management, 53(S1), 229-250.
Albano, G., Dini, F., Zampino, R., & Fana, M. (2008). The Determinants of Suppliers’ Performance in E-procurement: Evidence from the Eletronic Public Administration’s Marketplace (MEPA). In: 3rd International Public Procurement Conference Proceedings, 799-828, Amsterdam, Holanda. Disponível em: https://www.ippa.org/pub_conferencepapers.html. Acesso em 01 de nov. de 2023.
Albano, G., Russo, F., & Zampino, R. (2014). Public Procurement come stimolo alle PMI: il caso del mercato elettronico della Pubblica Amministrazione italiana. Rivista di Politica Economica, (3), 169-210.
Balaeva, O., Rodionova, Y., Yakovlev, A., & Tkachenko, A. (2021). Public Procurement Efficiency as Perceived by Market Participants: The Case of Russia. Higher School of Economics Working Papers. Series: Public and Social Policy: WP BRP 29/PSP/2021.
Bosio, E., Djankov, S., Glaeser, E., & Shleifer, A. (2022). Public Procurement in Law and Practice. American Economic Review, 112(4), 1091-11171.
Bulut, C., &Yen, B. (2013). E-procurement in public sector: a global overview. Electronic Government, an International Journal (EG). 10(2).
Criado, J. (2021). Inteligencia artificial (y administración pública). EUNOMÍA – Revista En Cultura De La Legalidad, (20), 348-372.
Criado, J., & Gil-Garcia, J. (2019). Creating public value through smart technologies and strategies: From digital services to artificial intelligence and beyond. International Journal of Public Sector Management, 32(5), 438-450.
Denyer, D., & Tranfield, D. (2009). Producing a Systematic Review. In: Buchanan, D.; Bryman, A., (org.). The Sage Handbook of Organizational Research Methods. London: SAGE, 671–689.
Durão, P., & Pereira, S. (2022). A Era Digital e o E-marketplace governamental ante as contratações públicas. Justiça & Cidadania. ed. 261.
Franco, L. (2019). Análise sobre compras governamentais no Estado de Minas Gerais e a plataforma e-marketplace. 70 f. Monografia (Graduação em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, MG.
Franco, L.. (2022). Compras Governamentais: Utilização do Comércio Eletrônico e do E-marketplace. Campo de Públicas: conexões e experiências, 1(2), 89-100.
Grega, M., Orviska, M., Nemec, J., & Lawson, C. (2019). Factors Determining the Efficiency of Slovak Public Procurement. NISPAcee Journal of Public Administration and Policy, 12(1), 43-68.
Gupta, S., Kushwaha, P., Badhera, U., Chatterjee, P., & Gonzalez, E. (2023). Identification of benefits, challenges, and pathways in E-commerce industries: An integrated two-phase decision-making model. Sustainable Operations and Computers. 4, p.200-218.
Henriksen, H., Mahnke, V., & Hansen, J. (2004). Public Procurement adoption: Economic and political rationality. In: Proceedings of the 37th Hawaii International Conference on System Sciences (HICCS’04), Big Island, HI, USA.
JHA, M. (2023). Study of issues identified & possible solutions in Public Procurement System (including e-procurement portals & Govt. e-Marketplace) in India using Focused Group Methodology. 102 f. [Dissertation Report, Masters of Business Administration, Delhi Technological University], New Delhi, India.
Kamal, M. (2019). Strategy for Optimizing the Role of MSMEs in Government Good and Services Procurement E-Marketplace. In: Proceedings of the International Conference on Trade (ICOT 2019), Advances in Economics, Business and Management Research.
Kan, F., & Khalid, A. (2021). Public procurement in Malaysian local authorities: Antecedents of procedural rationality in decision making. International Journal of Construction Supply Chain Management, 11(2), 121-143.
Kawa, A., & Walesiak, M. (2019). Marketplace as a Key Actor in E-Commerce Value Networks. Logforum. 15(4), p.521-529.
Kuviatkoski, C. (2022). Marketplace: O que é, exemplos e como criar um marketplace. Portal ideianoar. https://www.ideianoar.com.br/marketplace/
Kweyama, Y.; Masiya, T.; & Lubinga, S. (2024). Factors influencing the usage of eprocurement in the South African Navy. Multidisciplinary Science Journal. 6(3).
Leogrande, G. (2018). Public procurement: classification and analysis of the digital offer on the Italian government’s e-marketplace. 186 f. [Tesi di laurea Magistrale. Politecnico di Milano, Itália].
Lima, J. (2020). Marketplace das pequenas compras públicas: Estados Unidos. Sollicita Portal. https://portal.sollicita.com.br/Noticia/16530
Matveev, M. (2021). Information technologies for supply creation on e-trading platform with marketplace technology. Journals Russian Academy of Science, 57(1), 105-112.
Mavidis, A.; & Folinas, D. (2022). From Public E-Procurement 3.0 to E-Procurement 4.0; A Critical Literature Review. Sustainability, 14(18), 11252.
Medeiros, B.; Araújo, T.; & Oliveira, R. (2020). Marketplace à brasileira: entre o R$ 1,99 e ‘Adeus, Lênin’?. JOTA.
Neto, A. & Ferreira, L. (2023). Marketplace nas contratações públicas como ferramenta de fomento ao desenvolvimento sustentável sob a perspectiva da nova lei de licitações (Lei nº 14.133/2021). In: Carcará, T.; Costa, L. (org.). O novo marco legal das contratações públicas: perspectivas teóricas e práticas. Teresina: OAB Piauí, 274-295.
Nóbrega, M., & Torres, R. (2020a). A nova lei de licitações, credenciamento e e-marketplace: o turning point da inovação nas compras públicas. Olicitante. https://www.olicitante.com.br/e-marketplace-turning-point-inovacao-compraspublicas/
Nóbrega, M., & Torres, R. (2020b). Licitações Públicas e E-marketplace: Um sonho não tão distante. Olicitante. https://www.olicitante.com.br/marketplace-sonho-distante/.
Nóbrega, M., & Torres, R. (2023). A nova lei de licitações, credenciamento e e-marketplace: O Turning Point da Inovação nas Compras Públicas. In: NÓBREGA, M., et al., (org.). Um Olhar Além do Óbvio - Temas Avançados em Licitações e Contratos na Lei 14.133/21 e outros assuntos. Salvador/BA: JusPodivm, v.I, p.243-272.
Page, M., et al. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372(71).
Pereira, S. (2022). As empresas e a nova Lei de Licitações: Da prioridade na tramitação das ações ao e-marketplace governamental. 104 f. [Dissertação de Mestrado em DireitoUFS, São Cristóvão, SE].
Ribeiro, C.; & Furtado, A. (2014). Public Procurement for innovation in developing countries: The case of Petrobras. Science, Technology and Society,19(2), p.161-197.
SEBRAE. (2020). Por que vender através de marketplaces?. https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/marketplace.pdf.
Sethi, S.; Arora, P., & Koushal, V. (2023). Impact of Government-E-Marketplace (GeM) on Procurement Compared to Conventional Methods in a Public Hospital in India. International Journal of Health Systems and Implementation Research, 7(1). https://ijhsir.ahsas-pgichd.org/index.php/ijhsir/article/view/184
Silva, C., & Cruz, D. (2023). Marketplace nas compras pelo poder público no Brasil. Revista da AGU. 22(2).
Smith, D., Reis, A., Barbosa, M., & Neves, M. (2023). “Marketplace”: uma nova esfera pública sobre os canais de mercados. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 15(6), 5804-5828.
Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). (2023). Estudo Marketplaces: Hábitos e tendências do consumidor brasileiro. https://sbvc.com.br/estudomarketplaces-habitos-e-tendencias-do-consumidor-brasileiro/.
Vaidya, K., Sajeev, A., & Callender, G. (2006). Critical factors that influence e-procurement implementation success in the public sector. Journal of Public Procurement, 6(1), p.70-99.
Vale, F., Vigo, L., & Moreira, J. (2022). E-commerce: A transformação do comércio eletrônico. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos – RELAEC, 3(16), jul./ago.
Valerievich, K., Yurievich, M., Zockun, C., Zockun, M., & Mello, G. (2022). Public Procurement: a brief analysis comparing the Russian and Brazilian legal systems. Revista Jurídica da Presidência. 24(133), p.305-330.
Valle-Cruz, D. Ruvalcaba-Gomez, E., Sandoval-Almazan, R., & Criado, J. (2019). A Review of Artificial Intelligence in Government and its Potential from a Public Policy Perspective. In: 20th Annual International Conference on Digital Government Research (dg.o 2019), Dubai.
Vieira, D. (2021). A plataforma licitatória com o e-marketplace na ótica da Lei Federal nº 14.133/2021. Revista Brasileira de Infraestrutura – RBINF, 10(20), 257-281.
Yanurida, D., Istania, R., & Asropi, A. (2023). Factors That Pose Challenges For MSMEs In Engaging With The Government Procurement Digital Marketplace. International Journal of Economics Development Research, 4(3),1098-1116.
Zockun, C., & Zockun, M. (2020). Marketplace digital para compras públicas. International Journal of Digital Law, 1(3), 77-94.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).