Tornar-Se(R) Empreendedor: Processo de Criação e Adaptação de Negócios Durante a Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.2.42852.73.92

Palavras-chave:

empreendedorismo, processo, pandemia, trabalho, carreira

Resumo

O objetivo do presente estudo foi compreender as tessituras do tornar-se(r) empreendedor durante a pandemia de COVID-19. Para tanto, sete empreendedores da área de prestação de serviços, profissionais autônomos e negócios autônomos foram entrevistados quanto a ‘tornar-se’ e ‘ser empreendedor’ em pandemia. Os relatos das entrevistas foram transcritos e analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados trouxeram à tona o processo de ‘tornar-se’ e ‘ser empreendedor’ de forma interligada ao longo do processo de pandemia, permitindo a emersão de uma nova categoria de análise do processo empreendedor: tornar-se(r) empreendedor. Tornar-se(r) empreendedor apresenta-se como um recurso adaptativo dos empreendedores para lidar com as mudanças contextuais advindas da pandemia, que exige dos empreendedores a constante reinvenção do próprio negócio por meio de estratégias adaptativas que os ‘tornam’ e os fazem ‘ser’ novos empreendedores à medida que os protocolos sanitários, normas sociais e intervenções econômicas são exercidas ao longo da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abilio, L. C. (2019). Uberização: do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado. Psicoperspectivas, 18(3), 1-11.

Antunes, R. (2018). O privilégio da Servidão: um novo proletariado de serviços na era digital. Boitempo.

Amankwah-Amoah, J., Khan, Z., & Wood, G. (2021). Covid-19 and business failures: the paradoxes of experience, scale, and scope for theory and practice. European Management Journal, 39(2), 179-184.

Assunção, A. G., Queiroz, F. A., Costa, R. A. T. (2017). As variáveis necessidade e oportunidade e as suas influências na abertura de micro e pequenas empresas: um estudo de campo no centro comercial de Macapá-Ap. Saber Humano, 7(10), 126-143.

Araújo, I. S. de & Brandão, V. B. G. (2021). Trabalho e renda no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil. Revista Prâksis, 18(2), 97-111.

Audretsch, D. B., Keilback, M. C., & Lehmann, E. E. (2006). Entrepreneurship and economic growth. Oxford University Press.

Baggio, A. F. & Baggio, D. K. (2014). Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1), 25-38.

Bandeira, P. B., Amorim, M. V., & Oliveira, M. Z. D. (2020). Empreendedorismo feminino: estudo comparativo entre homens e mulheres sobre motivações para empreender. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 20(3), 1105-1113.

Bardin L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70; LDA.

Barlach, L. (2011). Empreendedorismo ou profissão: um desafio para orientadores(as). Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2(1), 119-125.

Borges, C., Filion, L. J., & Simard, G. (2008). Jovens empreendedores e o processo de criação de empresas. RAM, 9(8), 39-63. https://www.scielo.br/pdf/ram/v9n8/a04v9n8.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. (2020). Boletim Epidemiológico Especial: doença pelo coronavírus 2019, 7(s.n.), 1-28. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública: Brasília, 6 de abril de 2020. https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/2020-04-06-BE7-Boletim-Especial-do-COE-Atualizacao-da-Avaliacao-de-Risco.pdf

Brem, A., Nylund, P., & Viardot, E. (2020). The impact of the 2008 financial crisis on innovation: a dominant design perspective. Journal of Business Research, 110(1), 330-369.

Campos, C. J. G. (2004). Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 57(5), 611-614. http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n5/a19v57n5.pdf

Campos, G. W. de S. (2020). O pesadelo macabro da Covid-19 no Brasil: entre negacionismos e desvarios. Trabalho, Educação e Saúde, 18(3), 1-5.

Caputo, A., Marzi, G., Pellegrini, M. M., & Rialti, R. (2018). Conflict management in family businesses. International Journal of Conflict Management, 29(4), 520-542.

Carvalhal, F., Leão, A. L., & Teixeira, R. M. (2012). Empreendedorismo jovem: perfil e motivações de empreendedores em Aracaju, Sergipe. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA), 6(4), 124-143. https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11112

Clough, D. R., Fang, T. P., Vissa, B., & Wu, A. (2019). Turning lead into gold: how do entrepreneurs mobilize resources to exploit opportunities? Academy of Management Annals, 13(1), 240-271.

Coelho-Lima, F. & Bendassolli, B., F. (2020). Trabalhadores e trabalhadoras na informalidade: intervenções possíveis. Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), 2(s.n.), 35-44. https://www.sbpot.org.br/publicacoes

Constantino, H. & Neumeyer, A. (2020). A conceptual framework for analyzing the economic impact of Covid-19 and its policy implications. UNDP LAC Covid-19 Policy Documents Series, 1(1), 1-19. https://www.latinamerica.undp.org/content/rblac/en/home/

Cortez, P. A. & Veiga, H. M. S. (2018). Características pessoais dos empreendedores: clarificação conceitual dos construtos e definições da literatura recente (2010-2015). Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9(3), 58-79.

Cortez, P. A. & Veiga, H. M. S. (2019). Intención emprendedora en la universidad. Ciencias Psicológicas, 13(1), 134-149.

Cortez, P. A., Veiga, H. M. S., & Salvador, A. P. (2019). Impacto de personalidade e empresas juniores para estimular potenciais empreendedores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 71(2), 179-192.

Cortez, P. A., Veiga, H. M. S., & Sousa, J. C. (2019). Evidencia de validez a través de la estructura interna para escala de actitud emprendedora (ATEBr). Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(1), 90-101.

Cotrim Jr, D. G. & Cabral, L. M. de S. (2020). Ações do Governo Federal no combate à coronacrise: limites, insuficiências e escassos acertos. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 30(2), 1-22.

Fontenele, R. E. S. (2010). Empreendedorismo, competitividade e crescimento econômico: evidências empíricas. Revista de Administração Contemporânea, 14(s.n.), 1094-1112.

Fontanella, B. J. B. & Magdaleno Jr, R. (2012). Saturação teórica em pesquisas qualitativas: contribuições psicanalíticas. Psicologia em Estudo, 17(1), 63-71.

Fontanella, B. J. B., Ricas, J., & Turato, E. R. (2008). Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, 24(1), 17-27. https://www.scielo.br/pdf/csp/v24n1/02.pdf

Guimarães, C. P., Oliveira, Q. K. H. de, Dimas, M. de S., & Corrêa, T. M. de M. (2022). O empreendedorismo no contexto da Covid-19: necessidade, oportunidade e solidariedade. Revista Pensar Acadêmico, 20(1), 93-105.

Handcock, M. S. & Gile, K. J. (2011). On the concept of snowball sampling. Sociological Methodology, 41(1), 367-371.

Ilo. International Labor Organization. Ilo Monitor: Covid-19 and the world of work. Second Edition. Updated estimates and analysis. https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/--dcomm/documents/briefingnote/wcms_740877.pdf

Jafari-Sadeghi, V. (2020). The motivational factors of business venturing: opportunity versus necessity? A gendered perspective on European countries. Journal of Business Research, 113(s.n.), 279-289.

Kallio, H., Pietilä, A. M., Johnson, M., & Kangasniemi, M. (2016). Systematic methodological review: developing a framework for a qualitative semi-structured interview guide. Journal of Advanced Nursing, 72(12), 2954-2965.

Ketchen Jr, D. J. & Craighead, C. W. (2020). Research at the intersection of entrepreneurship, supply chain management, and strategic management: Opportunities highlighted by Covid-19. Journal of Management, 46(8), 1330-1341.

Kuckertz, A., et al. (2020). Startups in times of crisis: a rapid response to the Covid-19 pandemic. Journal of Business Venturing Insights, 13(1), e00169.

Mansoori, Y. & Lackeus, M. (2019). Comparing effectuation to discovery-driven planning, prescriptive entrepreneurship, business planning, lean startup, and design thinking. Small Business Economics, 54(1), 1-28. https://link.springer.com/article/10.1007/s11187-019-00153-w

Martins, L. P., Veiga, H. M. S., & Cortez, P. A. (2020). Motivações e dificuldades vivenciadas por jovens empreendedores: estudo qualitativo. Revista de Psicologia, 11(2), 60-70.

Nassif, V. M. J., Corrêa, V. S, & Rossetto, D. E. (2020). Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da pandemia do covid-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de pequenas empresas (Regepe), 9(2), 1-12.

OIT. Organização Internacional do Trabalho. (2020). Ilo Monitor: Covid-19 and the world of work, 07/04/2020. Second Edition. Updated estimates and analysis. https://www.ilo.org/global/about-the-ilo/WCMS_740877/lang--en/index.htm

Packard, M. D., Clark, B. B., & Klein, P. G. (2017). Uncertainty types and transitions in the entrepreneurial process. Organization Science, 28(5), 840-856.

Patias, N. D. & Von Hohendorff, J. (2019). Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em Estudo, 24(s.n.), 1-14.

Praun, L. (2020). A espiral da destruição: legado neoliberal, pandemia e precarização do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, 18(3), 1-8.

Puente, R., González Espitia, C. G., & Cervilla, M. A. (2019). Necessity entrepreneurship in Latin America: it’s not that simple. Entrepreneurship & Regional Development, 31(9-10), 953-983.

Ramos, G. J. C., Albuquerque, W. F., Ribeiro, H. G. R. A., & Souza, J. A. N. (2020). Empreendedorismo, crescimento econômico e desemprego: um estudo empírico no estado do rio grande do norte. RAU Revista de Administração (Unimep), 18(2), 98-122. http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/article/view/1664

Ratten, V. & Jones, P. (2020). Entrepreneurship and management education: exploring trends and gaps. The International Journal of Management Education, 100431.

Rauch, A., Fink, M., & Hatak, I. (2018). Stress processes: an essential ingredient in the entrepreneurial process. Academy of Management Perspectives, 32(3), 340-357.

Ribeiro, J., Souza, F., & Lobão, C. (2018). Editorial: Saturação da Análise na Investigação Qualitativa: quando parar de recolher dados? Revista Pesquisa Qualitativa, 6(10), 3-12 Recuperado de: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/213/111

Richardson, R. J. et al. (1989). Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Sanches, C. C., Moraes, L. P. (2020). Economia Solidária e o ecossistema empreendedor solidário: o caso de Araraquara (SP). http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10002

Sandelowski, M. & Barroso J. (2003). Writing the proposal for a qualitative research methodology project. Qualitative Health Research, 13(6), 781-820.

Sharma, P. et al. (2020). Managing uncertainty during a global pandemic: an international business perspective. Journal of Business Research, 116(1), 188-192.

Silva, D. S., Veiga, H. M. S., & Cortez, P. A. (2021). Motivações, desafios e dificuldades vivenciados por psicólogos empreendedores: um estudo qualitativo. Psicologia: Ciência e Profissão, 41(especial 2), 1-13.

Silva, C. L., Silva, E. L., Sousa, C. V., & Nick, A. G. (2020). Motivações para empreender: um estudo com mulheres empreendedoras. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, 5(4), 148-172. http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/400/361

Souza, G. H. S. de, Lima, N. C., Coelho, J. A. P. de M., & Jardim, A. C. G. de S. (2023). Expectativas empresariais frente ao início da pandemia da Covid-19: evidências empíricas no Brasil. Entrepreneurship and Small Business Journal (Regepe), 12(2), e2240.

Vale, G. M. V. (2014). Empreender: origens, concepções teóricas, dispersão e integração. Revista de Administração Contemporânea (RAC), 18(6), 874-891.

Vale, G. M. V., Corrêa, V. S., & Reis, R. F. (2014). Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade? Revista de Administração Contemporânea (RAC), 18(4), 311-327.

Veiga, H. M. S., Cortez, P. A., Miranda, B. M., & Castro Junior, A. F. (2020). Intenção empreendedora: análise do poder preditivo do perfil empreendedor e dos valores relativos ao trabalho. Interação em Psicologia, 24(2), 164-177.

Veiga, H. M. S., Demo, G., & Neiva, E. R. (2017). The psychology of entrepreneurship.

In E. R. Neiva, C. Vaz Torres, & H. Mendonça (eds.), Organizational psychology and evidence-based management: What science says about practice (p. 135- 155). Springer International Publishing AG.

Winston, (2020). Is the Covid-19 outbreak a swan or the new normal? MIT Sloan Management Review, 1(2), 1-6. https://sloanreview.mit.edu/article/is-the-covid- 19-outbreak-a-black-swan-or-the-new-normal/WHO.

World Health Organization (2022). Coronavirus Disease 2019 (Covid-19): Dashboard. https://covid19.who.int/

Wren-Lewis, S. (2020). The economic effects of a pandemic. In R. Baldwin, & B. W. di Mauro (orgs.). Economics in the Time of Covid-19. Centre for Economic Policy Research, London. https://voxeu.org/system/files/epublication/COVID-19.pdf

Zahra, S. A. (2021). International entrepreneurship in the post Covid world. Journal of World Business, 56(1), 101-143.

Zwan, P., Thruik, R., Verheul, I., & Hessels, J. (2016). Factors influencing the entrepreneurial engagement of opportunity and necessity entrepreneurs. Eurasian Business Review, 6(3), 273-295. https://repub.eur.nl/pub/101585/

Publicado

02-05-2024

Como Citar

Veiga, H. M. da S., Ramos, D. A. de S. M., Gimenez, A. B., & Cortez, P. A. (2024). Tornar-Se(R) Empreendedor: Processo de Criação e Adaptação de Negócios Durante a Pandemia. Revista Gestão & Conexões, 13(2), 73.92. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.2.42852.73.92

Edição

Seção

Artigos