Razão cintura-estatura e estilo de vida como preditores de risco cardiovascular em adolescentes

Autores

  • Adrielly da Silva Santos
  • Igleison dos Santos Barros
  • Jefferson Sena da Silva
  • Jorge Farias de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Gileno Edu Lameira de Melo Universidade do Estado do Pará
  • José Robertto Zaffalon Júnior Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0003-2045-8556

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.30639

Palavras-chave:

Estilo de vida, Fatores de Risco, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Este trabalho busca analisar o risco cardiovascular de escolares insuficiente e suficientemente ativos por meio da Razão Cintura-Estatura (RCE) em adolescentes. Métodos: Foi realizado em uma escola da rede pública de ensino fundamental com 101 escolares. A coleta de dados foi realizada através da aplicação do questionário Physical Activity Questionaire for Older Adolescents (PAQ-A), índice de massa corpórea (IMC) e RCE. Para a análise dos dados, empregou-se o método estatístico descritivo e inferencial, a homogeneidade das variâncias dos grupos foi verificada pelo teste de Shapiro-Wilk, e utilizou-se o teste t de amostras independentes em todas as comparações. Os resultados foram apresentados como média ± desvio-padrão da média, o nível de significância adotado foi de p < 0,05, e todos os testes estatísticos foram realizados no software SPSS versão 20.0. Resultados: 63,4% dos escolares foram classificados como insuficientemente ativos; 21% apresentaram sobrepeso; 9,9% estavam com risco aumentado à saúde; os alunos insuficientemente ativos apresentaram maiores valores de RCE (p = 0,021), e o sobrepeso foi associado diretamente com o aumento da RCE (p < 0,001). Conclusão: Os dados apresentados evidenciaram que há uma associação entre a RCE e o estilo de vida como preditores de riscos cardiovasculares em adolescentes. Salienta-se a importância de ações que visem à estratificação de fatores de Risco Cardiovascular (RCV) através da EFE, de maneira que o conhecimento adquirido em relação à saúde dos escolares seja atrelado a sua rotina após os anos.

Downloads

Biografia do Autor

  • José Robertto Zaffalon Júnior, Universidade do Estado do Pará
    Graduado em Educação Física (UEPA, 2007), Mestre em Ensino em Saúde na Amazônia (UEPA, 2014) e Doutor em Ciências da Reabilitação (UNINOVE, 2018). Professor da Universidade do Estado do Pará, onde trabalha com as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica I, II, III e IV, Estágio Supervisionado I e II. Professor pesquisador do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia.

Downloads

Publicado

11.03.2021

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

1.
Razão cintura-estatura e estilo de vida como preditores de risco cardiovascular em adolescentes. RBPS [Internet]. 11º de março de 2021 [citado 8º de julho de 2025];22(2):71-7. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/30639

Artigos Semelhantes

1-10 de 1289

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.