As implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental e física dos professores do curso de Medicina de uma universidade da região metropolitana do Espírito Santo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v24i2.36460

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Saúde mental, Estilo de vida, Docentes de Medicina

Resumo

Introdução: A acelerada ascensão da COVID-19 alterou a rotina e o estilo de vida dos professores de Medicina, que tiveram que conciliar o trabalho na linha de frente com a mudança para o ensino remoto. Objetivo: Avaliar as implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental e física dos professores do curso de Medicina de uma Universidade da Região Metropolitana do Espírito Santo, Brasil. Métodos: Estudo transversal, quanti-qualitativo,  com professores de Medicina de uma Universidade da Região Metropolitana do Espírito Santo, Brasil, de agosto a dezembro de 2020. A coleta de dados foi realizada com questionário virtual, entrada de dados no Excel 2010 e análise no OpenEpi. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade. Resultados: Foi possível estabelecer influência da pandemia no nível de estresse (p<0.0000001) e no uso de medicamentos contínuos (p=0.000008337). Observou-se que o número de habitantes no domicílio foi decisivo para o desenvolvimento de distúrbios psíquicos (p=0.01131), enquanto a qualidade do sono foi determinante para o aparecimento de distúrbios psíquicos (p=0.001923) e dores (p=0.001491) na pandemia. Conclusão: A alteração do estilo de vida e as dúvidas proporcionadas pela pandemia de COVID-19 acarretaram mudanças na qualidade do sono, estresse e medicações de professores de medicina, além do surgimento de dores e distúrbios psíquicos. São necessárias medidas reduzindo sobrecarga e estresse dos professores na pandemia, bem como ações de promoção de saúde mental e física pela Instituição de Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Bermudes Grillo, Universidade Vila Velha

Aluna de graduação do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha.

Júlia Bravim Marinot, Universidade Vila Velha

Aluna de graduação do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha.

Shaira Salvadora Cunha Brito, Universidade Vila Velha

Aluna de graduação do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha.

Claudia Helena Bermudes Grillo, Universidade Vila Velha

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1992), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Vila Velha (UVV), Especialista em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade São Paulo (FOB-USP), Especialista em Odontologia do Trabalho pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (Hospital Sírio Libanês). Atualmente atua como professora no curso de Odontologia e de Medicina da Universidade Vila Velha, preceptora do PISEC - Programa de Interação Serviço Ensino Comunidades no curso de Medicina da UVV, odontopediatra em consultório particular e na Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV). Foi professora do curso de Especialização em Odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Espírito Santo (ABO-ES).

Ana Rosa Murad Szpilman, Universidade Vila Velha (UVV)

Doutora em Educação pela UFES; Mestre em Saúde Coletiva pela UFES; Professora Titular II do Curso de Medicina do Centro Univesitário de Vila Velha (UVV)

Referências

Xiao C. A novel approach of consultation on 2019 novel coronavírus (COVID-19) - related psychological and mental problems: structured letter therapy. Psychiatry Investig. 2020; 17(2):175-6. [acesso em: 31 mai. 2020]. Disponível em: https://www.psychiatryinvestigation.org/ upload/pdf/pi-2020-0047.pdf.

Malta DC, Szwarcwald CL, Barros MB, Gomes CS, Machado IE, Souza Júnior PR et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol. Serv. Saúde. 2020; 29(4). [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v29n4/2237-9622-ess- 29-04-e2020407.pdf.

Organização Mundial da Saúde [Internet]. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. 2021 [acesso em: 22 ago. 2021]. Disponível em: https://covid19.who.int/4. Brasil [internet]. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. 2021 [acesso em: 12 jul. 2021]. Disponível em: https:// covid.saude.gov.br/

Espírito Santo [internet]. Secretaria de Estado da Saúde (org.). Painel COVID-19 do Espírito Santo. 2021 [acesso em: 22 ago. 2021]. Disponível em: https://coronavirus.es.gov.br/

Silva DP, Santos IM, Melo VS. Aspectos da infecção ocasionada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Braz. J. Hea. Rev. 2020; 3(2):3763-79. [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/ article/view/9304/7858

Brooks SK, Webster RK, Smith LE. Woodland L, Wessely S, Greenberg N et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020;395:912-20 [acesso em: 31 mai. 2020]. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/ showPdf?pii=S0140-6736%2820%2930460-8

Moock M, Mello PM. Pandemia COVID-19. Rev. Bras. Ter. Intensiva. 2020; 32(1):1 [acesso em: 9 jun. 2021]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbti/a/ vV6nrN9YvfrNX5j9Y8tkKHB/?lang=pt&format=pdf

Bao Y, Sun Y, Meng S, Shi J, Lu L. 2019-nCoV epidem-ic: address mental health care to empower society. Lancet. 2020; 395(10224):37-8. [acesso em: 31 mai. 2020]. Dispo-nível em: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lancet/ PIIS0140-6736(20)30309-3.pdf.

Goyal K, Chauhan P, Chhikara K, Gupta P, Singh MP. Fear of COVID 2019: First Suicidal Case in India! Asian J Psychiatr. 2020; 49 [acesso em: 31 mai. 2020]. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/ S1876201820300976?token=1420C7BF03113337BF-7DFCF0DEE5D1B8AD80A76D7525C18226B35664A-D1782B79A664DBBBF979C0D85A55324BF491907

Raiol RA. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. Braz. J. Hea. Rev. 2020; 3(2):2804-13 [acesso em: 31 mai. 2020]. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/ index.php/BJHR/article/view/8463/7298.

Silva PV, Costa Junior AL. Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes. Psicol. Argum. 2011; 29(64):41-50. [acesso em: 31 mai. 2020]. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/20614/1/ ARTIGO_EfeitosAtividadeFisica.pdf.

Silva JG, Teixeira ML, Ferreira MA. Alimentação e saúde: sentidos atribuídos por adolescentes. Esc. Anna Nery. 2012; 16(1):88-95. [acesso em: 31 mai. 2020]. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a12.pdf.

Malloy-Diniz LF, Costa DS, Loureiro F, Moreira L, Silveira BK, Sadi HM et al. Saúde mental na pandemia de COVID-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Rev Psiquiatr Clin. 2020; 2:2-23. [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: https://d494f813-3c95- 463a-898cea1519530871.filesusr.com/ugd/26b667_ a887cc8e775c4896b5b6068f57281524.pdf.

Barros MB, Lima MG, Ceolim MF, Zancanella E, Cardoso TAMO. Quality of sleep, health and well-being in a population-based study. Rev. Saúde Públ. 2019; 53(82). [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em https://www. scielo.br/pdf/rsp/v53/pt_1518-8787-rsp-53-82.pdf.

Carvalho TM, Silva Junior II, Siqueira PP, Almeida JO, Soares AF, Lima AM. Qualidade do sono e sonolência diurna entre estudantes universitários de diferentes áreas. Rev. Neurociênc. 2013; 21(03):383-7. [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index. php/neurociencias/article/view/8161/5693

Santos PL, Foroni PM, Chaves MC. Atividades físicas e de lazer e seu impacto sobre a cognição no envelhecimento. Medicina (Ribeirão Preto) 2009; 42(1):54-60. [acesso em: 5 jun. 2020]. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ rmrp/article/view/206/207

Ponde MP, Caroso C. Lazer como fator de proteção da saúde mental. Rev. Assoc. Med. Bras. 2003; 12(2):163-72. [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: http://periodicos. puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/ article/view/1268/1242

Viner RM, Russell SJ, Croker H, Packer J, Ward J, Stansfield C et al. School closure and management prac-tices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc. He-alth. 2020; 4(5):397-404. [acesso em: 1 jun. 2020]. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S235246422030095X?token=29884992694F3D-7C03F159162406A203C0053F00259F4ACE6AA-2A3102BE4134CB402B3C567AFD8687C66F3567C-DB9382

Stella RC, Abdalla IG, Lampert JB, Perim GL, Aguilar-da-Silva RH, Costa NM. Cenários de prática e a formação médica na assistência em saúde. Rev. Bras. Educ. Med. 2009; 33(1):63-9. [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v33s1/a07v33s1.pdf.

Morais S, Lunet N. COVID-19: do ensino à distância ao regresso às aulas: da emergência de um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença - doença por coronavírus 2019 (Covid-19). 2020; 16:1- 18. [acesso em: 1 jun. 2020]. Disponível em: http://asset. youoncdn.com/ab296ab30c207ac641882479782c6c34/ ee222236d08631f6220ec88dd0c02d35.pdf.

Souza KR, Santos GB, Rodrigues MA, Felix EG, Gomes L, Rocha GL et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trab. Educ. Saúde (online) 2021; 19 [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/ RrndqvwL8b6YSrx6rT5PyFw/?format=pdf&lang=pt

Dumith, SC. Atividade física e qualidade de vida de professores universitários. Cad. Saúde Colet. 2020; 28(3):438-46. [acesso em: 9 jun 2021]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/ PmcF4v7Wcpp8Hc3dxtfQH6s/?lang=pt&format=pdf.

Gazca Herrera LA. Implicaciones del coronavirus Covid-19 en los procesos de enseñanza en la educación superior. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ. 2020; 11(21) [acesso em: 9 jun. 2021]. Disponível em: http://www. scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007- 74672020000200137&lng=es&nrm=iso

Oliveira EM, Aguiar RC, Almeida MT, Eloia SC, Lira TQ. Benefícios da atividade física para a saúde mental. Physis. 2011; 8(50):126-30. [acesso em: 9 jun. 2021]. Disponível em: https://www.researchgate.net/ publication/272818668_Beneficios_da_Atividade_Fisica_ para_Saude_Mental

Charczuk SB. Sustentar a transferência no ensino remo-to: docência em tempos de pandemia. Educ. Real. 2020; 45(4). [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: https:// www.scielo.br/j/edreal/a/S7dGKjBx7Ch4FxCwVc93pV-g/?format=pdf&lang=pt

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (Covid-19) epidemic among the general population in China. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2020; 17(5):1729 [acesso em: 9 jun. 2021]. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/5/1729/htm

Schmidt B, Crepaldi MA, Bolze DA, Neiva- Silva L, Demenech LM. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Estud. Psicol. 2020; 37 [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/ L6j64vKkynZH9Gc4PtNWQng/?format=pdf&lang=pt

Rodrigues BB, Cardoso RR, Peres CH, Marques FF. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. 2020; 44(1). [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/ kN9b4V5MJQtvygzTNBWsSZS/?lang=pt&format=pdf.

Pulkki-Råback L, Kivimäki M, Ahola K, Joutsenniemi K, Elovainio M, Rossi H et al. Living alone and antidepressant medication use: a prospective study in a working-age population. BMC Public Health. 2012; 12(1). [acesso em: 30 abr. 2022]. Disponível em: https://bmcpublichealth. biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-12- 236#citeas

Arquivos adicionais

Publicado

06-03-2023

Como Citar

Grillo, M. B., Marinot, J. B., Brito, S. S. C., Grillo, C. H. B., & Szpilman, A. R. M. (2023). As implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental e física dos professores do curso de Medicina de uma universidade da região metropolitana do Espírito Santo, Brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 24(2), 15–24. https://doi.org/10.47456/rbps.v24i2.36460

Edição

Seção

Artigos Originais