As implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental e física dos professores do curso de Medicina de uma universidade da região metropolitana do Espírito Santo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v24i2.36460

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Saúde mental, Estilo de vida, Docentes de Medicina

Resumo

Introdução: A acelerada ascensão da COVID-19 alterou a rotina e o estilo de vida dos professores de Medicina, que tiveram que conciliar o trabalho na linha de frente com a mudança para o ensino remoto. Objetivo: Avaliar as implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental e física dos professores do curso de Medicina de uma Universidade da Região Metropolitana do Espírito Santo, Brasil. Métodos: Estudo transversal, quanti-qualitativo,  com professores de Medicina de uma Universidade da Região Metropolitana do Espírito Santo, Brasil, de agosto a dezembro de 2020. A coleta de dados foi realizada com questionário virtual, entrada de dados no Excel 2010 e análise no OpenEpi. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade. Resultados: Foi possível estabelecer influência da pandemia no nível de estresse (p<0.0000001) e no uso de medicamentos contínuos (p=0.000008337). Observou-se que o número de habitantes no domicílio foi decisivo para o desenvolvimento de distúrbios psíquicos (p=0.01131), enquanto a qualidade do sono foi determinante para o aparecimento de distúrbios psíquicos (p=0.001923) e dores (p=0.001491) na pandemia. Conclusão: A alteração do estilo de vida e as dúvidas proporcionadas pela pandemia de COVID-19 acarretaram mudanças na qualidade do sono, estresse e medicações de professores de medicina, além do surgimento de dores e distúrbios psíquicos. São necessárias medidas reduzindo sobrecarga e estresse dos professores na pandemia, bem como ações de promoção de saúde mental e física pela Instituição de Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Marina Bermudes Grillo, Universidade Vila Velha

Aluna de graduação do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha.

Júlia Bravim Marinot, Universidade Vila Velha

Aluna de graduação do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha.

Shaira Salvadora Cunha Brito, Universidade Vila Velha

Aluna de graduação do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha.

Claudia Helena Bermudes Grillo, Universidade Vila Velha

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1992), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Vila Velha (UVV), Especialista em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade São Paulo (FOB-USP), Especialista em Odontologia do Trabalho pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (Hospital Sírio Libanês). Atualmente atua como professora no curso de Odontologia e de Medicina da Universidade Vila Velha, preceptora do PISEC - Programa de Interação Serviço Ensino Comunidades no curso de Medicina da UVV, odontopediatra em consultório particular e na Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV). Foi professora do curso de Especialização em Odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Espírito Santo (ABO-ES).

Ana Rosa Murad Szpilman, Universidade Vila Velha (UVV)

Doutora em Educação pela UFES; Mestre em Saúde Coletiva pela UFES; Professora Titular II do Curso de Medicina do Centro Univesitário de Vila Velha (UVV)

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Publicado

06.03.2023

Como Citar

1.
Grillo MB, Marinot JB, Brito SSC, Grillo CHB, Szpilman ARM. As implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental e física dos professores do curso de Medicina de uma universidade da região metropolitana do Espírito Santo, Brasil. RBPS [Internet]. 6º de março de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];24(2):15-24. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/36460

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Artigos Originais

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