As implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental e física dos professores do curso de Medicina de uma universidade da região metropolitana do Espírito Santo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v24i2.36460Palavras-chave:
Pandemia, COVID-19, Saúde mental, Estilo de vida, Docentes de MedicinaResumo
Introdução: A acelerada ascensão da COVID-19 alterou a rotina e o estilo de vida dos professores de Medicina, que tiveram que conciliar o trabalho na linha de frente com a mudança para o ensino remoto. Objetivo: Avaliar as implicações da pandemia de COVID-19 na saúde mental e física dos professores do curso de Medicina de uma Universidade da Região Metropolitana do Espírito Santo, Brasil. Métodos: Estudo transversal, quanti-qualitativo, com professores de Medicina de uma Universidade da Região Metropolitana do Espírito Santo, Brasil, de agosto a dezembro de 2020. A coleta de dados foi realizada com questionário virtual, entrada de dados no Excel 2010 e análise no OpenEpi. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade. Resultados: Foi possível estabelecer influência da pandemia no nível de estresse (p<0.0000001) e no uso de medicamentos contínuos (p=0.000008337). Observou-se que o número de habitantes no domicílio foi decisivo para o desenvolvimento de distúrbios psíquicos (p=0.01131), enquanto a qualidade do sono foi determinante para o aparecimento de distúrbios psíquicos (p=0.001923) e dores (p=0.001491) na pandemia. Conclusão: A alteração do estilo de vida e as dúvidas proporcionadas pela pandemia de COVID-19 acarretaram mudanças na qualidade do sono, estresse e medicações de professores de medicina, além do surgimento de dores e distúrbios psíquicos. São necessárias medidas reduzindo sobrecarga e estresse dos professores na pandemia, bem como ações de promoção de saúde mental e física pela Instituição de Ensino Superior.
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