Entre o ideal de conversão e a conversão “superficial”: fronteiras fluidas entre cristãos, judeus e pagãos na obra de Cipriano de Cartago (século III d.C.)

Autores

  • Carolline da Silva Soares

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i3.8645

Palavras-chave:

Cipriano, Conversão, Fronteiras, Cristianismo, Cartago

Resumo

Nosso objetivo nesse artigo é analisar o conceito de conversão de Cipriano de Cartago. Pretendemos demonstrar que as conversões de alguns cristãos se efetuaram de modo apenas aparente, sobretudo no período das perseguições de meados do século III, época de instabilidade no Império. Diante da obrigação de cultuarem os deuses pagãos e de negarem a sua própria fé perante os tribunais, alguns cristãos ficaram conhecidos como lapsi – apóstatas. A partir dessa categoria, pretendemos averiguar as representações que Cipriano efetua sobre ela e demonstrar, por meio de suas considerações, que as fronteiras religiosas entre os adeptos do cristianismo, do paganismo e do judaísmo ainda se encontravam muito tênues, caracterizando o que se pode denominar de uma conversão “superficial”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Documentação textual

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Tradução de Ivo Storniolo e de José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2002.

CIPRIANO DE CARTAGO. Cartas e tratados. Introducción y notas de Julio Campos. Madrid: BAC, 1964.

CIPRIANO DE CARTAGO. Cartas. Introducción y notas de Maria Luisa García Sanchidrián. Madrid: Gredos, 1998.

CYPRIEN DE CARTHAGE. À Donat et La vertu de patience. Introduction, traduction et notes par Jean Molager. Paris: Éditions du Cerf, 1982.

HERODIANO. Historia del imperio romano después de Marco Aurelio. Traducción, introducción y notas de Juan Torres Esbarranch. Madrid: Gredos, 1985.

HIPÓLITO DE ROMA. Tradição apostólica. Tradução de Carlos Martins Nabeto. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2014.

HIPÓLITO DE ROMA. La tradición apostólica. Edición y traducción anónimas. Salamanca: Sígueme, 1986.

JEROME; GENNADIUS. Lives of illustrious men. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2013.

PONZIO. Uita di Cipriani. Introduzione, traduzione e note a cura di Manlio Simonetti. Roma: Città Nuova, 1977.

PONZIO. Uita di Cipriano. Introduzione di Christine Mohrmann; testo critico e commento a cura di A. A. R. Bastiaensen; traduzioni di Luca Canali e Carlo Carena. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 1997.

TERTULLIAN. To scapula. Translated by Sidney Thelwall. Edinburgh: T&T Clark, 1869.

TERTULLIAN. Traité du baptême. Édité par M. Charpentier. Disponível em: <http://www.intratext.com/IXT/FRA0536/#fonte>. Acesso em: 10 set. 2013.

Obras de apoio

ALMEIDA, M. R. C. de. História e antropologia. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 151-168.

BOBERTZ, C. For the vineyard of the Lord of hosts was the house of Israel: Cyprian of Carthage and the jews. Jewish quarterly review, Philadelphia, n. 82, p. 1-15, 1991.

BOYARIN, D. Border lines: the partition of judaeo-christianity. Philadelphia: University of Pennsylvania, 2004.

BOYARIN, D. Semantic differences; or “judaism”/“Christianity”. In: BECKER, A. H.; REED, A. Y. (Eds.). The ways that never parted: jews and christians in late antiquity and the early middle ages. Minneapolis: Fortress, 2007, p. 65-85.

BURKE, P. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CAMPOS, J. Introdução. In: CIPRIANO DE CARTAGO. Cartas e tratados. Madrid: BAC, 1964, p. 05-134.

CHOURAQUI, A. N. Between east and west: a history of the jews of north Africa. New York: The Jewish Publication Society of America, 2001.

CHOURAQUI, A. N. Histoire des juifs en Afrique du nord. Paris: Hachette, 1985.

CLARKE, G.; POIRIER, M. Introdução. In: CYPRIEN DE CARTHAGE. Ceux qui sont tombés (De Lapsis). Paris: Les éditions Du Cerf, 2012.

CORSSEN, P. Das martyrium des bischofs Cyprian. Zeitschrift für die Neutestamentliche Wissenschaft, Munchen, n. 18, p. 221-233, 1918.

D’ALÈS, A. Le diacre Pontius. Recherches de Science Religieuse, Paris, n. 8, p. 319-378, 1918.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2009.

DONNA, R. B. The fathers of the church. Washington: The Catholic University of America, 1964.

DUNN, G. Tertullian. Early church fathers. New York: Routledge, 2004.

FELDMAN, S. A. Entre o imperium e a ecclesia: os judeus no baixo império. XIX encontro regional da associação nacional de história, São Paulo, p. 1-12, 2008.

FREDRIKSEN, P. Excaecati occulta justitia Dei: Augustine on the jews and judaism. Journal of Early Christian Studies, Baltimore, n. 2, p. 299-324, 1995.

FREDRIKSEN, P.; IRSHAI, O. Christian anti-judaism, polemics and politics. In: KATZ, S. T. (Ed.). The Cambridge history of judaism: the late roman-rabbinic period. Cambridge: Cambridge University, 2006, p. 977-1034.

GAW, C. G. G. M. La epístola 59 de Cipriano y el conflicto entre las sedes de Roma y Cartago. Gérion, Madrid, n. 17, p. 479-496, 1999.

GÓMEZ, R. S. El corpus epistolar de Cipriano de Cartago (249-258): estructura, composición e cronología. Tese, Barcelona: Universitat de Barcelona, 2002.

GUARINELLO, N. L. Identidades mediterrâneas. I encontro do Laboratório de estudos do império romano: regional Espírito Santo. Vitória, n. 1, p. 01-18, 2010.

HIRSCHBERG, H. Z. A history of the jews in north Africa. Leiden: Brill. 1974.

JUSTER, J. Les juifs dans l’empire romain: leur condition juridique, économique et sociale Paris: Geuthner, 1914.

LASSÈRE, J. M. La vie religieuse dans les cités de l’Afrique. Journal of roman archeology, London, n. 19, p. 490-494, 1996.

LE BOHEC, Y. Inscriptions juives et judaïsantes de l'Afrique romaine. Antiquités africaines, Paris, n. 17, p. 165-207, 1981.

LIMA NETO, B. M. Bandidos e elites citadinas na África romana: um estudo sobre a formação de estigmas com base nas Metamorphoses de Apuleio de Madaura (século II). Dissertação de Mestrado, Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2011.

MAHJOUBI, A. O período romano e pós-romano na África do norte. In: MOKHTAR, G. (Coord.). História geral da África. São Paulo: Ática, 2010, p. 501-544.

MELIÁ, I. R. La Africa cristiana: primeras versiones latinas de la Biblia. Millars, Valência, v. 6, p. 20-38, 2009.

MENDES, N. M.; OTERO, U. B. Religiões e as questões de cultura, identidade e poder no império romano. Phoînix, Rio de Janeiro, n. 9, p. 196-220, 2005.

MOHRMANN, C. Introduzione. In: PONZIO. Uita di Cipriano. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 1997, p. iii-xv.

MONCEAUX, P. Histoire littéraire de l’Afrique chrétienne. Paris: Leroux, 1905.

OPELT, I. Comodiano. In: BERNARDINO, A.; ANDRADE, C. (Orgs.). Dicionário patrístico e de antiguidades cristãs. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 316-317.

QUASTEN, J. Patrology. The ante-nicene literature after Irenaeus. Westminster: Christians Classics, 1986.

RAVEN, S. Rome in Africa. London and New York: Routledge, 1993.

RIVES, J. B. Religion and authority in roman Carthage from Augustus to Constantine. Oxford: Clarendon, 1995.

ROBERTS, A.; DONALDSON, J. The ante-nicene christian library. Edinburgh: T&T Clark, 2009.

ROMERO POSE, E. Perpétua e Felicidade. In: BERNARDINO, A.; ANDRADE, C. (Orgs.). Dicionário patrístico e de antiguidades cristãs. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 1140.

SILVA, G. V. da. A formação dos cidadãos do céu: João Crisóstomo e a christon paideia. Acta Scientiarum, Maringuá, n. 1, v. 32, p. 7-17, 2010.

SILVA, G. V. da. As mulheres e os perigos da cidade: casamento espiritual, virgindade e prostituição segundo João Crisóstomo. In: LEITE, L.; et al. (Orgs.). Figurações do masculino e do feminino na antiguidade. Vitória: PPGL, 2011, p. 33-51.

SILVA, G. V.; SOARES, C. S. Orígenes e a definição das fronteiras entre o cristianismo e o judaísmo no Contra Celso. Caminhos da História, Montes Claros, v. 15, p. 85-100, 2010.

SIMON, M. Recherches d’histoire judéo-chrétienne. Paris: Mouton, 1962.

SIMONETTI, M.; PRINZIVALLI, E. Letteratura cristiana antica. Forlì: Piemme, 1996.

SINISCALCO, P. Minúcio Félix. In: BERNARDINO, A.; ANDRADE, C. (Orgs.). Dicionário patrístico e de antiguidades cristãs. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 941-942.

SIQUEIRA, S. M. A. Instruir as mulheres: admoestação à modéstia do De cultu feminarum de Tertuliano. Acta Scientiarum, Maringá, n. 2, p. 183-190, 2011.

STERN, K. B. Inscribing devotion and death: archaeological evidence for jewish populations of north Africa. Leiden/Boston: Brill, 2008.

TEJA, R. Extrae gentes: relaciones con paganos, judíos y herejes en los cânones de Elvira. In: SOTOMAYOR, M.; UBIÑA, J. F. (Orgs.). El concilio de Elvira y su tempo. Granada: Trotta, 2005, p. 197-228.

TILLEY, M. A. North Africa. In: MITCHELL, M. M.; YOUNG, F. M. (Eds.). Christianity: origins to Constantine. Cambridge: Cambridge University, 2008, p. 381-396.

UBIÑA, J. F. El cristianismo greco-romano. In: SOTOMAYOR, M.; UBIÑA, J. F. (Coords.). Historia del cristianismo. Granada: Trotta, 2003, p. 227-292.

WARMINGTON, B. H. O período cartaginês. In: MOKHTAR, G. (Coord.). História geral da África. São Paulo: Ática, 2010, p. 473-500.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

SOARES, Carolline da Silva. Entre o ideal de conversão e a conversão “superficial”: fronteiras fluidas entre cristãos, judeus e pagãos na obra de Cipriano de Cartago (século III d.C.). Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 3, p. 129–152, 2014. DOI: 10.17648/rom.v0i3.8645. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/8645. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Espaços urbanos e relações de poder no norte da África romano