Do cosmos antigo à cosmovisão cristã: o monstruoso entre o último período antigo e o advento da Cristandade
DOI:
https://doi.org/10.17648/rom.v0i6.11976Palabras clave:
Antiguidade, Cristianismo primitivo, AlteridadeResumen
Almejamos tratar aqui de um problema fundamental que marcou imperativamente o período de transição que vai do último período antigo ao advento da Cristandade: a confluência de duas visões de mundo ora pautadas pelas continuidades (e no seu bojo pelos processos de apropriações, releituras, ressignificações) ora pelas rupturas. Aqui, em particular, trataremos da controversa concepção acerca da natureza dos seres marcados pela alteridade ou, se desejarmos, os seres monstruosos que, para além de uma abordagem estritamente historiográfica, nos ensejaram a discutir conceitos e percepções de profundas implicações antropológicas e filosóficas, como o belo e o feio, o bem e o mal, o semelhante e o diferente.
Descargas
Citas
Documentação textual
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2012.
FILONE DI ALESSANDRIA. La Creazione del mondo. In: TUTTI I TRATATTI DEL COMMENTARIO ALLEGORICO ALLA BIBBIA. Testo Greco a fronte. Edizione a cura de Roberto Radici. Milano: Bompiani, 2005.
JULIO OBSECUENTE. Libro de los prodigios. Madrid: Clásicas, 1990.
JERÔNIMO. Vida de San Pablo. Obras de San Jeronimo. Madrid: BAC, 2002. v. 2.
JUSTINO. Apologia I e II: Padres Apologistas Griegos. Introdução, texto grego, versão espanhola e notas de Daniel Ruiz Buenos. Madrid: BAC, 2002.
LACTÂNCIO. Instituições divinas. Introdução, tradução e notas por E. Sánchez Salor. Madrid: Gredos, 1990. v. 2.
PLATONE. Republica. Testo greco a fronte. Edizione a cura de Enrico V. Maltese e Francesco Adorno. Roma: Newton Compton Editori, 2009.
PLOTINO. Enneadas. Testo greco a fronte. Edizione a cura de Giuseppe Faggin. Milano: Rusconi, 1996.
SAN AGUSTÍN. La ciudad de Dios. Madrid: BAC, 2009.
SANTO AGOSTINHO. A cidade de Deus. Petrópolis: Vozes, 2012.
Obras de apoio
BOIA, L. Entre l’ange et la bete: Le mythe de l’homme different de l’Antiquite a nos jours. Paris: Plon, 1995.
CHIARADONNA. R. Plotino. Roma: Carocci, 2014.
DODDS, E. R. Paganos y cristianos en una época de angustia. Madrid: Cristandad, 1975.
ECO, U. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007.
GILSON, É. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. São Paulo: Paulus, 2007.
______. O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GRIMAL, P. Dicionário da mitologia grega e romana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
JAEGER, W. Cristianismo primitivo e paideia grega. Lisboa: Edições 70, 2001.
KAPPLER, C. Monstruos, Demonios y Maravillas afines de la Edad Media. Madrid: Akal, 2004.
REALE, G. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. v. 1.
RUSSEL, J. B. Percepciones del mal, de la antiguidad al cristianismo primitivo. Barcelona: Laertes, 1995.
ZAMBON, F. L’ alfabeto simbolico degli animali. Roma: Corossi, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de publicar primero.
c. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Se permite y se estimula a los autores a publicar y distribuir su trabajo online (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después de la primera publicación de la revista, con los debidos créditos. Atribución-No Comercial-No Derivadas
d. Los textos de la revista tienen licencia bajo CC BY 4.0 Deed Atribución 4.0 Internacional (CC BY).