PROFESSOR-LEITOR:

O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS?

Resumo

A leitura tem suscitado grande interesse dos pesquisadores nas últimas décadas, tanto no plano teórico, de desenvolvimento de modelos de processamento e compreensão e de propostas de formação de professores, quanto no plano de investigações que buscam coletar dados primários, estudando aspectos de processamento, ensino e aprendizagem. O estudo que ora propomos visa mapear e discutir, segundo o método de revisão sistemática, o que vem sendo pesquisado no Brasil sobre o professor como leitor, sob quais perspectivas teóricas e metodológicas os estudos vêm sendo conduzidos e o que indicam seus resultados. A análise realizada concluiu que há maior volume de pesquisas de mestrado e que o principal interesse de investigação gira em torno da constituição, do perfil ou da trajetória de leitura dos professores. As pesquisas de levantamento são as mais frequentes. Embora a leitura do professor venha sendo fortemente pesquisada e discutida, não se encontraram pesquisas voltadas à instrumentalização do letramento docente, tampouco estudos indicativos de alternativas para os problemas identificados.

Biografia do Autor

Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC, mestra em Estudos Linguísticos; graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de SC - UDESC, com Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela FACVEST de Lages - SC e em Mídias na Educação pela Universidade do Rio Grande - FURG. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Coordenadoria Pedagógica do IFSC, Campus São Miguel do Oeste.
Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal se Santa Catarina
Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística (2004), na área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento (2006) pela mesma IES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PAMEDUC - Patrimônio, Memória e Educação, UFSC . Desenvolve pesquisas sobre leitura, cognição e ensino, abarcando também o processo de alfabetização e formação de professores. Foi subcoordenadora do Curso de Pedagogia da UFSC entre 2014 e 2015. 
Publicado
2019-12-27