A educomunicação nas práticas de educação ambiental

Relato de experiência do Projeto de Extensão Coleta Seletiva – CEUNES/UFES

Autores

  • Francielli Lima Correia Universidade Federal do Espírito Santo
  • Simone Simões Fassarella Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v3i4.11485

Palavras-chave:

Educomunicação, Educação ambiental, Extensão universitária

Resumo

Esta pesquisa de abordagem qualitativa objetiva fomentar a reflexão sobre a comunicação e a educação socioambiental via oficinas desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão Coleta Seletiva. Compreende-se que a Educação Ambiental necessita ser pautada para o fomento de uma cidadania ativa ponderando seu sentido de pertencimento e corresponsabilidade que, por meio da sociedade civil organizada, objetiva a superação dos fatores sociais geradores de riscos e respectivos conflitos socioambientais. Nesse contexto, a Educomunicação Ambiental apresenta-se como uma estratégia político-pedagógica que visa a desenvolver uma consciência crítica, partindo da participação ativa das pessoas na melhoria do ambiente. Este artigo traz o relato de experiência das oficinas socioambientais com foco na educomunicação realizadas pelo Projeto Coleta Seletiva. As oficinas possibilitaram aos participantes o despertar sobre os fatores sociais geradores de riscos socioambientais e a necessidade do fomento de ações locais voltadas à construção de uma sociedade sustentável.

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Publicado

10-10-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA CORREIA, Francielli; SIMÕES FASSARELLA, Simone. A educomunicação nas práticas de educação ambiental: Relato de experiência do Projeto de Extensão Coleta Seletiva – CEUNES/UFES. Revista Guará, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 81–90, 2015. DOI: 10.30712/guara.v3i4.11485. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/11485. Acesso em: 7 dez. 2025.

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