A educomunicação nas práticas de educação ambiental
Relato de experiência do Projeto de Extensão Coleta Seletiva – CEUNES/UFES
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v3i4.11485Palavras-chave:
Educomunicação, Educação ambiental, Extensão universitáriaResumo
Esta pesquisa de abordagem qualitativa objetiva fomentar a reflexão sobre a comunicação e a educação socioambiental via oficinas desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão Coleta Seletiva. Compreende-se que a Educação Ambiental necessita ser pautada para o fomento de uma cidadania ativa ponderando seu sentido de pertencimento e corresponsabilidade que, por meio da sociedade civil organizada, objetiva a superação dos fatores sociais geradores de riscos e respectivos conflitos socioambientais. Nesse contexto, a Educomunicação Ambiental apresenta-se como uma estratégia político-pedagógica que visa a desenvolver uma consciência crítica, partindo da participação ativa das pessoas na melhoria do ambiente. Este artigo traz o relato de experiência das oficinas socioambientais com foco na educomunicação realizadas pelo Projeto Coleta Seletiva. As oficinas possibilitaram aos participantes o despertar sobre os fatores sociais geradores de riscos socioambientais e a necessidade do fomento de ações locais voltadas à construção de uma sociedade sustentável.
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