A educomunicação nas práticas de educação ambiental: relato de experiência do Projeto de Extensão Coleta Seletiva – CEUNES/UFES

Francielli Lima Correia, Simone Simões Fassarella

Resumo


Esta pesquisa de abordagem qualitativa objetiva fomentar a re

flexão sobre a comunicação e a educação socioambiental via

oficinas desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão Coleta

Seletiva. Compreende-se que a Educação Ambiental necessita

ser pautada para o fomento de uma cidadania ativa ponderando

seu sentido de pertencimento e corresponsabilidade que, por

meio da sociedade civil organizada, objetiva a superação dos

fatores sociais geradores de riscos e respectivos conflitos so

cioambientais. Nesse contexto, a Educomunicação Ambiental

apresenta-se como uma estratégia político-pedagógica que visa

a desenvolver uma consciência crítica, partindo da participação

ativa das pessoas na melhoria do ambiente. Este artigo traz o

relato de experiência das oficinas socioambientais com foco na

educomunicação realizadas pelo Projeto Coleta Seletiva. As ofi

cinas possibilitaram aos participantes o despertar sobre os fatores

sociais geradores de riscos socioambientais e a necessidade do

fomento de ações locais voltadas à construção de uma socie

dade sustentável.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.30712/guara.v3i4.11485

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Guará