Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho

Autores

  • Moisés Wagner Franciscon Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2020310306

Palavras-chave:

Pudovkin, Suvorov, Realismo socialista, Sócio-história cinematográfica

Resumo

Ao contrário do que aponta a maior parte da historiografia, a reorganização do Exército Vermelho não se deu durante a Batalha de Stalingrado. Tampouco foi obra desenraizada, concebida e imposta rapidamente por um tirano. Ela se inscreve num processo mais lento, iniciado com a década de 1930. O governo soviético lançou uma campanha pelas reformas ainda em 1940, inclusive com o uso do cinema. Apesar da pressão financeira, legal e física sobre os cineastas, jamais conseguiu exercer um controle absoluto. O cinema, como aponta Marc Ferro, abre uma janela para uma visão minuciosa de uma sociedade, que poderia passar despercebida sem o uso dessa fonte. O filme Suvorov (1940), dirigido pelo cineasta soviético Vsevolod Pudovkin, permite realizar uma análise segundo a perspectiva mencionada acima.

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Referências

Fontes

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Publicado

15-04-2021

Como Citar

FRANCISCON, Moisés Wagner. Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho. Revista Ágora, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-2020310306, 2021. DOI: 10.47456/e-2020310306. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/32812. Acesso em: 24 abr. 2024.