Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
DOI:
https://doi.org/10.47456/e-2020310306Palavras-chave:
Pudovkin, Suvorov, Realismo socialista, Sócio-história cinematográficaResumo
Ao contrário do que aponta a maior parte da historiografia, a reorganização do Exército Vermelho não se deu durante a Batalha de Stalingrado. Tampouco foi obra desenraizada, concebida e imposta rapidamente por um tirano. Ela se inscreve num processo mais lento, iniciado com a década de 1930. O governo soviético lançou uma campanha pelas reformas ainda em 1940, inclusive com o uso do cinema. Apesar da pressão financeira, legal e física sobre os cineastas, jamais conseguiu exercer um controle absoluto. O cinema, como aponta Marc Ferro, abre uma janela para uma visão minuciosa de uma sociedade, que poderia passar despercebida sem o uso dessa fonte. O filme Suvorov (1940), dirigido pelo cineasta soviético Vsevolod Pudovkin, permite realizar uma análise segundo a perspectiva mencionada acima.
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Fontes
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