Antonio Gramsci

apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2023340306

Palavras-chave:

Homem; Trabalho; Educação

Resumo

O texto procura examinar o pensamento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar como trabalhou algumas categorias analíticas no contexto das transformações do seu tempo. O objetivo dessa identificação visou compreender que tais categorias foram elementos fundamentais não só para o desenvolvimento do seu pensamento político pedagógico, como também para sua ação. A escolha de algumas de suas categorias justifica-se pela preocupação de verificar a proximidade com o seu pensamento político pedagógico. A escolha dessas categorias está no entendimento de que quando foram pensadas, por Gramsci, foram discorridas como unidade de significação e contribuíram para definir seu método e sua teoria. Foi possível identificar que tais categorias foram criadas, repensadas e utilizadas por Gramsci para que pudesse não só entender a sua realidade, mas também indicar e produzir ações no seu momento sócio-histórico, político, econômico e educacional.

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Biografia do Autor

Jefferson Cariello do Carmo, Uniso- Universidade de Sorocaba

Professor titular da Universidade de Sorocaba – Uniso. Possui doutorado em Educação – Unicamp (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1999). Realiza estudos de pós-doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de História – Unicamp (2007). E-mail: jeffccprof@gmail.com.

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Publicado

10-07-2023

Como Citar

CARIELLO DO CARMO, Jefferson. Antonio Gramsci : apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional. Revista Ágora, Vitória/ES, v. 34, n. 3, p. e-2023340306, 2023. DOI: 10.47456/e-2023340306. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/39822. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos