Antonio Gramsci
apontamento de algumas categorias analíticas do seu pensamento político-educacional
DOI:
https://doi.org/10.47456/e-2023340306Palavras-chave:
Homem; Trabalho; EducaçãoResumo
O texto procura examinar o pensamento político-pedagógico de Antonio Gramsci e identificar como trabalhou algumas categorias analíticas no contexto das transformações do seu tempo. O objetivo dessa identificação visou compreender que tais categorias foram elementos fundamentais não só para o desenvolvimento do seu pensamento político pedagógico, como também para sua ação. A escolha de algumas de suas categorias justifica-se pela preocupação de verificar a proximidade com o seu pensamento político pedagógico. A escolha dessas categorias está no entendimento de que quando foram pensadas, por Gramsci, foram discorridas como unidade de significação e contribuíram para definir seu método e sua teoria. Foi possível identificar que tais categorias foram criadas, repensadas e utilizadas por Gramsci para que pudesse não só entender a sua realidade, mas também indicar e produzir ações no seu momento sócio-histórico, político, econômico e educacional.
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