Governadores e capitães-generais: as ambições políticas dos capitães-mores da Paraíba (primeira metade do século XVIII)

Autores

  • Marcos Arthur Viana da Fonseca Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2021320306

Palavras-chave:

Paraíba, Capitães-mores, Jurisdição

Resumo

Os capitães-mores da Paraíba, ao longo da primeira metade do século XVIII, alegaram que a capitania que governavam possuíam um estatuto político superior se comparado com as capitanias vizinhas. Fundamentados em um discurso político construído no imaginário local sobre a especificidade da Paraíba, estes capitães-mores desejavam a elevação da capitania-mor a uma capitania-general e a concessão da patente de governador e capitão-general ou mestre de campo. Além disso, estas autoridades também pleiteavam o aumento da jurisdição governativa dos seus ofícios. Este artigo, portanto, pretende analisar as estratégias e os argumentos utilizados por estes capitães-mores para obter reconhecimento e benesses do rei e da monarquia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes

ANAIS DA BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Oficina de Artes Graphicas da Biblioteca Nacional, 1908. v. 28.

ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO (AHU). Carta do [governador-geral do Brasil], Pedro de Vasconcelos de Sousa, ao rei [D. João V], sobre a carta régia ordenando que dê o seu parecer acerca do que propõe o capitão-mor da Paraíba, João da Maia da Gama, a respeito da anexação das capitanias do Rio Grande, de Itamaracá e do Terço de Açu à Paraíba. AHU-Paraíba, Avulsos, Caixa 4. Documento 330.

____. Carta do [capitão-mor da Paraíba], Francisco Pedro de Mendonça Gorjão, ao rei [D. João V], sobre as queixas de Felis Gomes ao vice-rei do Brasil, [conde de Sabugosa, Vasco Fernandes César de Meneses], por não estar na serventia de um dos ofícios de tabelião do Público Judicial e Notas da Paraíba e a respeito da jurisdição de provimento de cargos. AHU-PB, Papéis Avulsos, Cx. 8, D. 652.

____. Requerimento do mestre-de-campo, António Borges da Fonseca, ao rei [D. João V], solicitando nomeação para o posto de capitão-mor da Paraíba. AHU-Paraíba, Papéis Avulsos, Cx. 12, D. 1010.

____. Consulta do Conselho Ultramarino, ao rei D. João V, sobre o requerimento de António Borges da Fonseca, em que solicita autorização para fazer homenagem ao governador de Pernambuco, pois é lá que se encontra e por isso não o pode fazer ao monarca, como reconhecimento por ter sido nomeado para o governo da Paraíba. AHU-Paraíba, Papéis Avulsos, Cx. 13, D. 1102.

____. Requerimento de Manuel Esteves Prado, ao rei D. João V, solicitando confirmação da carta patente no posto de capitão de Cavalaria de Piancó, de que é capitão-mor José Gomes de Sá, do distrito do rio do Peixe, que vagou por se ausentar Manuel Álvares Maia. AHU-Paraíba, Papéis Avulsos, Cx. 14, D. 1188.

____. Requerimento de Manuel Martins Viana, ao rei [D. João V], solicitando confirmação da carta patente do posto de capitão de Dragões do Regimento da Cavalaria da Paraíba. AHU-Paraíba, Papéis Avulsos, Cx. 15, D. 1279.

____. Consulta do Conselho Ultramarino, ao rei D. José I, sobre o requerimento de Luís António de Lemos de Brito, solicitando a patente de coronel para governar a Paraíba. AHU-Paraíba, Papéis Avulsos, Cx. 16, D. 1361.

____. Requerimento de António Soares Ramos, ao rei [D. José I], solicitando confirmação da carta patente, no posto de capitão de uma Companhia de Henriques, do distrito do Espírito Santo para baixo, na Paraíba. AHU-Paraíba, Papéis Avulsos, Cx. 19, D. 1515.

____. Despacho do Conselho Ultramarino sobre as contas do governador da capitania de Pernambuco, Duarte Sodré Pereira Tibão, acerca da conveniência de anexar-se o governo da Paraíba àquele governo, e do capitão-mor da Paraíba, Francisco Pedro de Mendonça Gurjão, que pede para agregar à sua jurisdição as capitanias do Rio Grande, Ceará e Itamaracá. AHU-Pernambuco, Papéis Avulsos, Cx. 41, D. 3705.

____. Sobre a dúvida que se ofereceu ao conselheiro João Teles da Silva e impor vossa senhoria na patente de João da Maia da Gama que está nomeado para ir governar o Maranhão por se exprimir nela o título de governador e capitão-general e estão as consultas que se se acusam. AHU. Consultas Mistas. Códice 21, fls. 456-457.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO. Carta patente de nomeação de António Borges da Fonseca como Mestre de Campo e Governador Geral do Paraíba por tempo de 3 anos. Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, liv. 4, f.55v

BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogo das Grandezas do Brasil. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2010.

COLEÇÃO DOCUMENTOS HISTÓRICOS. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, vol. 9 e 10.

PINTO, Irineu Ferreira. Datas e notas para a história da Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária, 1977.

Obras Gerais

ALVEAL, Carmen; FONSECA, Marcos. Cartas patentes e regimentos: jurisdições e poderes dos capitães-mores e governadores da capitania-mor do Rio Grande (1654-1817). Natal: Flor do Sal, 2018.

ALVEAL, Carmen; DIAS, Thiago Alves. Por uma história das Capitanias do Norte: questões conceituais e historiográficas sobre uma região colonial no Brasil. HISTÓRIA UNICAP, v. 7, p. 10-32, 2020.

ARAÚJO, Hugo André Flores Fernandes. A construção da governabilidade no Estado do Brasil: perfil social, dinâmicas políticas e redes governativas do Governo-Geral (1642-1682). Tese (Doutorado em História), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

ARAÚJO, Lana; BARROS, Jaime. O pior governo de todos os tempos: a Capitania da Paraíba sob administração de Pedro Monteiro de Macedo. Aracaju: IFS, 2019.

BARDWELL, Ross Little. The Governors of Portugal’s Sauth Atlantic Empire in the Seventeenth Century. Social backgraund, qualifications, selection and rewar. 1974. Ph. D Dissetation, University of California –Santa Barbara, 1974.

BATISTA, Adriel Fontenele. O Sumário das Armadas: guerras, missões e estratégias discursivas na conquista do rio Paraíba. Natal: EDUFRN, 2013.

BEZERRA, Isabela Augusto Carneiro. A serviço D’El-Rey: o governo de João da Maia da Gama na capitania da Paraíba (1708-1717). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2015.

BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogo das Grandezas do Brasil. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2010.

BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogo de las grandezas de Brasil. Edicíon crítica, traducción y notas por José Manuel Santos Pérez. Madrid: Doce Calles, 2019.

BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. A conquista do Rio Ruim: A Paraíba na Monarquia Hispânica (1570-1630). Tese (Doutorado em História), Universidade de Salamanca, Salamanca, 2020.

CARDIM, Pedro. Portugal unido y separado. Felipe II, la unión de territorios y la condición política del reino de Portugal. Valladolid: Universidad de Valladolid / Cátedra «Felipe II», 2014.

CARDIM, Pedro; MUNCH MIRANDA, Susana. A expansão da Coroa portuguesa e o estatuto político dos territórios. In.: FRAGOSO, João & GOUVÊA, Maria de Fátima S. (Org.). O Brasil Colonial. Vol. II. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, p. 51-106.

CHAVES JÚNIOR, José Inaldo. “As duras cadeias de hum governo subordinado”: poder e sociedade na Paraíba colonial (c. 1756-c. 1790). Curitiba: CRV, 2017.

CHAVES JÚNIOR, José Inaldo. As Capitanias de Pernambuco e a construção dos territórios e das jurisdições na América portuguesa (século XVIII). Tese (Doutorado em História Social), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

CURVELO, Arthur Almeida Santos de Carvalho. Governar Pernambuco e as “capitanias anexas”: o perfil de recrutamento, comunicação política e as jurisdições dos governadores da capitania de Pernambuco (c. 1654 - c. 1756). Tese (Doutorado em História), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2019.

FONSECA, Marcos Arthur Viana da. Sob a sombra dos governadores de Pernambuco? Jurisdição e administração dos capitães-mores da capitania do Rio Grande (1701-1750). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

FONSECA, Marcos Arthur Viana da. “Faço Preito e Homenagem a Sua Majestade e a Vossa Senhoria em Suas Mãos”: a Cerimônia de Preito e Ménage e as jurisdições nas capitanias do Norte (1654-1700). Mnemosine, Revista de História. Volume 10, No. 2, Jul/Dez 2019. p. 10-47

GONÇALVES, Regina Célia. Guerras e Açucares. Política e Economia na Capitania da Parayba -1585-1630. Bauru, SP, EDUSC, 2007.

HESPANHA, António Manuel. El espacio político. In: La gracia del derecho. Economía de la cultura en la Edad Moderna. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1993.

HESPANHA, António Manuel. SILVA, Ana Cristina Nogueira da. O quadro espacial. In: MATTOSO, José (Org.). História de Portugal: o Antigo Regime (1620-1807). Lisboa: Estampa, 1997.

KRAUSE, Thiago. A Formação de uma Nobreza Ultramarina: Coroa e elites locais na Bahia seiscentista. Tese (Doutorado em História), Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

MELLO, Evaldo Cabral de. A fronda dos mazombos: nobres contra mascates: Pernambuco, 1666-1715. São Paulo: Ed.34, 2003.

MENEZES, Mozart Vergetti. de. Jurisdição e poder nas Capitanias do Norte (1654-1755). Saeculum, Revista de História, n. 14, João Pessoa, jan./jun. 2006

MENEZES, Mozart Vergetti. Sonhar o céu, padecer o inferno: governo e sociedade na Paraíba do século XVIII. In: BICALHO, Maria Fernanda; VERLINI, Vera Lúcia do Amaral (Org.). Modos de governar: ideias e práticas políticas no Império Português. Séculos XVI a XIX. São Paulo: Alameda, 2005.

MENEZES, Mozart Vergetti de. Fiscalismo, economia e sociedade na capitania da Paraíba (1647-1756). João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.

MENEZES, Mozart Vergetti; CHAVES JR., José Inaldo. “A sempre leal cidade da Paraíba”: culturas históricas e culturas políticas em uma capitania do império português (séculos XVII e XVIII). Saeculum (UFPB), João Pessoa, v. 39, p. 351-370, 2018

MENEZES, Mozart Vergetti de; BRANDAO, Maria Eduarda Medeiros. Mercados, guerras e mercês: a mobilidade social no Antigo Regime através da trajetória e Ambrósio Fernandes Brandão, mercador, cristão-novo nas capitanias do Norte. HISTÓRIA UNICAP, v. 7, p. 56-72, 2020.

MOURA FILHA, Maria Berthilde de Barros Lima e. De Filipéia à Paraíba: uma cidade na estratégia de colonização do Brasil, séculos XVI-XVIII. 430p. Tese (Doutorado em História da Arte), Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio, Universidade do Porto, Porto, 2004.

OLIVEIRA, Leonardo Paiva de. Capitães-mores das Capitanias do Norte: perfis, trajetórias e hierarquias espaciais no Rio Grande e Ceará (1656-1755). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

PAIVA, Yamê Galdino de. Justiça e poder na América portuguesa: ouvidores e administração da justiça na comarca da Paraíba (1687-1799). Tese (Doutorado em História), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2020.

PINTO, Irineu Ferreira. Datas e notas para a história da Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária, 1977.

SANTOS, Fabiano Vilaça dos. Da Paraíba ao Estado do Maranhão: trajetórias de governo na América portuguesa (séculos XVII e XVIII). Revista de História, nº 161, 2009.

SANTOS, Fabiano Vilaça dos. Governadores e capitães-generais do Estado do Maranhão e Grão-Pará e do Estado do Grão-Pará e Maranhão (1702 a 1780): trajetórias comparadas. REVISTA CRÍTICA HISTÓRICA, v. 8, p. 41-63, 2017.

SILVA, Tyego Franklim da. A ribeira da discórdia: terras, homens e relações de poder na territorialização do Assú colonial (1680-1720). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal- RN. 2015.

Downloads

Publicado

12-11-2021

Como Citar

VIANA DA FONSECA, Marcos Arthur. Governadores e capitães-generais: as ambições políticas dos capitães-mores da Paraíba (primeira metade do século XVIII). Revista Ágora, [S. l.], v. 32, n. 3, p. e-2021320306, 2021. DOI: 10.47456/e-2021320306. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/35948. Acesso em: 23 abr. 2024.