Traçando o futuro: Saturnino de Brito, urbanismo e a construção da modernidade republicana em Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/20253616Palavras-chave:
Primeira República; Espírito Santo; urbanismo.Resumo
Este artigo analisa a proposta urbanística do Novo Arrabalde, concebida entre 1893 e 1896 pelo engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito para a cidade de Vitória, no Espírito Santo, no contexto do primeiro governo de José de Mello Carvalho Moniz Freire (1892-1896). A partir das categorias analíticas de Reinhart Koselleck – espaço de experiência e horizonte de expectativa –, investiga-se como o plano traduziu, em linguagem técnica e simbólica, os anseios modernizadores da Primeira República, articulando saneamento, racionalidade urbana e valorização paisagística. O projeto, embora não plenamente executado em seu tempo, antecipou diretrizes que moldariam a expansão urbana da capital capixaba nas décadas seguintes. Ao confrontar as limitações institucionais e econômicas do período com a persistência simbólica da proposta, argumenta-se que o Novo Arrabalde configurou-se como expressão emblemática da tensão entre passado e futuro no campo do urbanismo. O estudo contribui para a compreensão histórica dos processos de planejamento urbano no Brasil republicano, evidenciando a relação entre técnica, política e construção do espaço.
Downloads
Referências
Fontes
BRASIL. GOVERNO PROVISÓRIO. Decreto. O Cachoeirano, Cachoeiro de Itapemirim, n. 1, 5 jan. 1890.
FREIRE, José de Mello Carvalho Moniz. Relatório apresentado. Estado do Espírito Santo, Vitória, n. 4.219, 27 maio 1896.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/vitoria/panorama. Acesso em: 1 abr. 2025.
SATURNINO de Brito poderá tornar-se patrono da engenharia sanitária. Agência Senado, Brasília, 4 fev. 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/
2020/02/04/saturnino-de-brito-podera-tornar-se-patrono-da-engenharia-sanitaria. Acesso em: 3 jul. 2025.
obras gerais
BRITO, Francisco Saturnino Rodrigues de. Projecto de um novo arrabalde. Rio de Janeiro: Xerox do Brasil; Vitória: Arquivo Público Estadual do Espírito Santo, 1996.
CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira de. O Novo Arrabalde. Vitória: PMV, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996.
CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
CASAGRANDE, Braz. Novo Arrabalde: conservação e ocupação urbana na concepção do projeto de expansão da cidade de Vitória. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
DIAS, Carlos Alberto Ungaretti. Política dos Governadores. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, [s.d.]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/POL%C3%8DTICA%20
DOS%20GOVERNADORES.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Brasil: Contraponto, 2006.
LESSA, Renato. A invenção republicana: Campos Sales, as bases e a decadência da Primeira República brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2015.
NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil república: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2022.
OLIVEIRA, Ueber José de. Elites políticas capixabas no contexto da Primeira República. Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Vitória, 2017.
QUINTÃO, Leandro do Carmo. Oligarquia e elites políticas no Espírito Santo: a configuração da liderança de Moniz Freire. 2016. 423 f. Tese (Doutorado em História Social das Relações Políticas) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
RIBEIRO, Diones Augusto. Busca à “primeira grandeza”: o Espírito Santo e o governo Moniz Freire. 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em História Social das Relações Políticas) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
SALETTO, Nara. Freire, Muniz. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, [s.d.]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/
verbetes/primeira-republica/FREIRE,%20Muniz.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
SALETTO, Nara. Monteiro, Jerônimo. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, [s.d.]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/
default/files/verbetes/primeira-republica/MONTEIRO,%20Jer%C3%B4nimo.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
SALETTO, Nara. Monteiro, Bernardino de Sousa. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, [s.d.]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/MONTEIRO,%20
Bernardino%20de%20Sousa.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ágora

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International



















