Traçando o futuro: Saturnino de Brito, urbanismo e a construção da modernidade republicana em Vitória/ES

Autores

  • Fábio Rodrigo Cirino Leite Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/20253616

Palavras-chave:

Primeira República; Espírito Santo; urbanismo.

Resumo

Este artigo analisa a proposta urbanística do Novo Arrabalde, concebida entre 1893 e 1896 pelo engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito para a cidade de Vitória, no Espírito Santo, no contexto do primeiro governo de José de Mello Carvalho Moniz Freire (1892-1896). A partir das categorias analíticas de Reinhart Koselleck – espaço de experiência e horizonte de expectativa –, investiga-se como o plano traduziu, em linguagem técnica e simbólica, os anseios modernizadores da Primeira República, articulando saneamento, racionalidade urbana e valorização paisagística. O projeto, embora não plenamente executado em seu tempo, antecipou diretrizes que moldariam a expansão urbana da capital capixaba nas décadas seguintes. Ao confrontar as limitações institucionais e econômicas do período com a persistência simbólica da proposta, argumenta-se que o Novo Arrabalde configurou-se como expressão emblemática da tensão entre passado e futuro no campo do urbanismo. O estudo contribui para a compreensão histórica dos processos de planejamento urbano no Brasil republicano, evidenciando a relação entre técnica, política e construção do espaço.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Rodrigo Cirino Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestrando em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Direito Processual Civil pela UFES. Especialista em Hermenêutica e Prática Jurídica pela UFES. Bacharel em Direito pela UFES. Licenciando pleno em História pela UFES. Integrante do Laboratório de História das Interações Políticas e Institucionais do Departamento de História da UFES (HISPOLIS). Servidor do Poder Judiciário do Espírito Santo.

Referências

Fontes

BRASIL. GOVERNO PROVISÓRIO. Decreto. O Cachoeirano, Cachoeiro de Itapemirim, n. 1, 5 jan. 1890.

FREIRE, José de Mello Carvalho Moniz. Relatório apresentado. Estado do Espírito Santo, Vitória, n. 4.219, 27 maio 1896.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/vitoria/panorama. Acesso em: 1 abr. 2025.

SATURNINO de Brito poderá tornar-se patrono da engenharia sanitária. Agência Senado, Brasília, 4 fev. 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/

2020/02/04/saturnino-de-brito-podera-tornar-se-patrono-da-engenharia-sanitaria. Acesso em: 3 jul. 2025.

obras gerais

BRITO, Francisco Saturnino Rodrigues de. Projecto de um novo arrabalde. Rio de Janeiro: Xerox do Brasil; Vitória: Arquivo Público Estadual do Espírito Santo, 1996.

CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira de. O Novo Arrabalde. Vitória: PMV, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996.

CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CASAGRANDE, Braz. Novo Arrabalde: conservação e ocupação urbana na concepção do projeto de expansão da cidade de Vitória. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

DIAS, Carlos Alberto Ungaretti. Política dos Governadores. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, [s.d.]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/POL%C3%8DTICA%20

DOS%20GOVERNADORES.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Brasil: Contraponto, 2006.

LESSA, Renato. A invenção republicana: Campos Sales, as bases e a decadência da Primeira República brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2015.

NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil república: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

OLIVEIRA, Ueber José de. Elites políticas capixabas no contexto da Primeira República. Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Vitória, 2017.

QUINTÃO, Leandro do Carmo. Oligarquia e elites políticas no Espírito Santo: a configuração da liderança de Moniz Freire. 2016. 423 f. Tese (Doutorado em História Social das Relações Políticas) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

RIBEIRO, Diones Augusto. Busca à “primeira grandeza”: o Espírito Santo e o governo Moniz Freire. 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em História Social das Relações Políticas) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.

SALETTO, Nara. Freire, Muniz. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, [s.d.]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/

verbetes/primeira-republica/FREIRE,%20Muniz.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.

SALETTO, Nara. Monteiro, Jerônimo. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, [s.d.]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/

default/files/verbetes/primeira-republica/MONTEIRO,%20Jer%C3%B4nimo.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.

SALETTO, Nara. Monteiro, Bernardino de Sousa. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, [s.d.]. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/MONTEIRO,%20

Bernardino%20de%20Sousa.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.

Downloads

Publicado

29-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Traçando o futuro: Saturnino de Brito, urbanismo e a construção da modernidade republicana em Vitória/ES. Revista Ágora, Vitória/ES, v. 36, p. e-20253616, 2025. DOI: 10.47456/20253616. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/49092. Acesso em: 7 fev. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.