O papel da engenharia na gestão de obras públicas: formação e atuação profissional

Autores

  • Stenio Luis Costa Magalhães Instituto Politécnico da Guarda
  • Maria José Paes Valente IPG

Palavras-chave:

Engenharia pública; Currículo; Administração pública; Licitação; Projeto básico.

Resumo

O presente artigo aborda assuntos relevantes relacionados à atuação do engenheiro na gestão de obras públicas, enfatizando a importância de obter conhecimentos específicos durante a sua formação acadêmica, de modo que acumule informações para a boa prática profissional nessa área de atuação. O objetivo geral da pesquisa foi identificar lacunas nos currículos das universidades maranhenses estudadas que prejudicam a formação do engenheiro que pretende atuar em engenharia pública, uma vez que existem especificidades nas etapas de planejamento, execução e gerenciamento de uma obra pública que requerem competências profissionais específicas e que deveriam ser disponibilizadas no meio acadêmico. Em adição, procurou-se identificar o perfil do profissional que atua na engenharia pública, através da aplicação de um questionário e entrevista presencial para entendermos suas dificuldades, sugestões, a fim de estabelecermos relação da sua formação acadêmica com sua atuação profissional. Apresentamos e discutimos temas essenciais para o bom desempenho profissional. A delimitação desses temas foi baseada numa extensa pesquisa bibliográfica, bem como na experiência profissional do autor. Dessa forma, foram demonstradas as deficiências encontradas na formação do profissional que pretende trabalhar na engenharia pública, podendo a pesquisa contribuir para a atualização dos currículos no que diz respeito à formação para essa área específica.

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Referências

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Publicado

24.06.2020

Como Citar

Magalhães, S. L. C., & Valente, M. J. P. . (2020). O papel da engenharia na gestão de obras públicas: formação e atuação profissional. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(2), 81–96. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28878