Efeito de diferentes pontas e pressões de pulverização na aplicação de carbonato de cálcio em mudas de café conilon

Autores

  • Débora Moro Soela Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.
  • Edney Leandro da Vitória Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.
  • Antelmo Ralph Falqueto Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0003-3146-1873
  • Ismael Lourenço de Jesus Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.
  • Priscila Conceição Souza Braga Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.
  • Cátia Aparecida Simon Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36054

Palavras-chave:

Cobertura foliar, gotas, espectro de gotas

Resumo

A aplicação eficiente de produtos agrícolas depende de uma série de fatores, dentre eles a escolha correta da ponta de pulverização e pressão de trabalho. Objetivou-se com esse estudo, determinar qual o conjunto de pontas de pulverização e pressão de trabalho promovem a melhor cobertura em mudas de café conilon. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 4, três pontas de pulverização (BD 01, MGA 60º 1,0, MCP 1,5), quatro pressões de pulverização (206, 275, 344 e 413 kPa), quatro repetições e quatro plantas em cada parcela. A taxa de aplicação foi a mesma em todos os tratamentos, 100 L ha-1 e dose de 2 L ha-1 do produto utilizado. A primeira aplicação do produto foi realizada dentro do viveiro, e as posteriores, em campo após o plantio das mudas, com intervalo de sete dias entre elas. Foram realizadas análises de espectro de gotas, onde foram avaliados os parâmetros de diâmetro da mediana volumétrica (DMV), densidade de gotas (DEN) e cobertura (COB). A variável cobertura foi influenciada pela pressão em todas as pontas, conforme aumenta a pressão, melhor a porcentagem de cobertura. A ponta cone vazio MGA 60ª na pressão de 413 kPa promoveu a melhor porcentagem de cobertura do produto avaliado, portanto, melhor opção para aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Moro Soela, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Formada em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Santa Teresa/ES (2017). Possui formação como Técnico(a) em Agropecuária na mesma instituição. Foi integrante do grupo Pesquisa em Manejo Ambiental (GPMA) do Ifes Campus Santa Teresa, trabalhando com pesquisas na área de aproveitamento de resíduos líquidos e sólidos. Atou como Coordenadora de Marketing e Consultora Técnica na Empresa Junior de Agronomia - AGRIFES Jr. Atuou como bolsista da FAPES pelo projeto da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). Atualmente é mestranda em Agricultura Tropical na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. (Texto informado pelo autor)

Edney Leandro da Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Professor em dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, Brasil. No ensino atua como professor das disciplinas de Mecânica, Motores e Máquinas Agrícolas para a graduação em Agronomia e as disciplinas de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, Agricultura de Precisão e Redes Neurais Aplicadas na Agricultura no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT/UFES). Coordenador do PPGAT/UFES (Gestão 2018 a 2022). Desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação. Consultor Ad hoc das revistas: CERES, Engenharia na Agricultura, Engenharia Agrícola, Coffe Science, Comunicata e Semina. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Mecanização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Desempenho Máquinas e Implementos agrícolas e Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. (Texto informado pelo autor)

Antelmo Ralph Falqueto, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal do Espírito Santo, projessor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, professor adjunto i da Universidade Federal do Espírito Santo e professor adjunto i da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência fotossintética, ecofisiologia, restinga, mamoeiro e fluorescência da clorofila. (Texto informado pelo autor)

Ismael Lourenço de Jesus Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Ismael Lourenço de Jesus Freitas possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010) e Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2013). Foi bolsista TCT FAPERJ na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Laboratório de Plantas Daninhas e Medicinais.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia e melhoramento genético de plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Grandes culturas, milho comum, milho pipoca, zea mays, plantas daninhas, tecnologia de aplicação de herbicidas, melhoramento genético vegetal. Foi bolsista de Pós-doutorado Junior do CNPq pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal, atuando na área de seleção genômica ampla em milho pipoca. Foi professor substituto no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre, no periodo de março de 2016 a fevereiro de 2017, lecionando disciplinas como: Infraestrutura II, Construções e instalações para cafeicultura, produção vegetal, Genética básica, Segurando no trabalho. Atualmente é bolsista de pós-doutorado PNPD na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO, atuando na área de tecnologia de aplicação, mecanização agrícola, agricultura de precisão. (Texto informado pelo autor)

Priscila Conceição Souza Braga, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade Pitágoras - Linhares (2011), mestre (2015) e doutora (2019) em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde estudou sobre as alterações fisiológicas de cacau (Theobroma cacao) sob estresse nutricional e hipóxia (mestrado) e alterações fisiológicas e anatômicas de crambe (Crambe abyssinica) sob déficit hídrico (doutorado) em plantas cultivadas em casa de vegetação. Tem experiência em germinação de sementes recalcitrantes e ortodoxas, cultivo hidropônico, técnicas para análises fisiológicas (trocas gasosas, alterações no aparato fotossintético, índices de clorofila, entre outras) e anatomia vegetal de plantas sob estresse. Atualmente atua como Bióloga na Prefeitura Municipal de Pedro Canário - ES, na qual desenvolve projetos com ênfase em educação ambiental, recuperação de áreas degradas, entre outros, além de, licenciamentos ambientais municipais. (Texto informado pelo autor)

Cátia Aparecida Simon, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Santa Teresa/ES com diploma em Licenciatura (2015), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus Chapadão do Sul (2016). Atualmente é doutoranda na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) no Programa de Pós Graduação em Microbiologia Agrícola. Atuou como Tutora/Facilitadora em Ensino a Distância (EaD) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) nas disciplinas de Psicologia da Educação e Didática por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, concluindo também cursos de Ensino e Aprendizagem Colaborativos na EaD e Mediação Pedagógica na EaD pela mesma instituição. É orientadora EaD da Plataforma SolloAgro/USP no curso de Solos e Nutrição de Plantas. Tem experiência na área docente nas disciplinas de Biologia para as turmas do Ensino Médio e de Ciências para as turmas do Ensino Fundamental (2015/2016). Participou do Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, na disciplina LSO 0400/Biologia do Solo, ministrada para os cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal (ESALQ/USP). A partir dos estudos relacionados a solos possui experiência na área de Educação com ênfase para a qualidade da educação escolar, educação ambiental e recursos didáticos de apoio ao professor, no qual publicou trabalhos relacionados a análise de conteúdos de microbiologia dos solos em provas do ENEM 2010, 2011 e 2012, a experiência da utilização de práticas do ensino de microbiologia do solo e análises do conteúdo de microbiologia no livro didático. Ademais, realizou atividades educacionais com ensino fundamental de motivação e criatividade no espaço escolar dentro da disciplina de Ciências desenvolvido com diferentes recursos didáticos. É revisora de 3 periódicos nacionais, tem 17 artigos completos publicados em periódicos. Publicou 55 resumos (incluindo trabalhos completos, expandidos e simples) em congressos nacionais e internacionais, participou de 23 eventos (incluindo nacionais e internacionais), dos quais, foi organizadora de seis. Participou de bancas de trabalhos de conclusão de curso e de comissões julgadoras. Em 2017 foi Representante Discente do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola, também foi Representante Discente do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFMS-CPCS em 2016 e membro da Comissão Eleitoral pela Instrução de Serviço N° 55, DE 08 DE SETEMBRO DE 2016. No ano e 2013 a 2014, foi Fiscal de Meio Ambiente pela Prefeitura Municipal de Santa Teresa-ES, em 2014 a 2015, mudou de função exercendo assim o cargo de Técnica Agrícola na mesma instituição pública. Em 2009 formou-se em Técnica em Agropecuária pela Antiga Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa - Espírito Santo (EAFST). (Texto informado pelo autor)

Referências

Alvares, C. A., Stape, J. L., Sentelhas, P. C., Gonçalves, J. L. M., & Sparovek, G. (2013). Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, 22(6), 711-728. http://dx.doi.org/10.1127/0941-2948/2013/0507

Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). (2010). Manual de Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários. Campinas. São Paulo: Linea Creativa, 2004. Recuperado de http://www.lpv.esalq.usp.br/sites/default/files/Leitura%20-%20Manual%20Tecnologia%20de%20Aplicacao.pdf

Camara, F. T., Santos, J. L., Silva, E. A., & Ferreira, M. C. (2008). Distribuição volumétrica e espectro de gotas de bicos hidráulicos de jato plano de faixa expandida XR 11003. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, 28(4), 740-749. https://doi.org/10.1590/S0100-69162008000400014

Chechetto, R. G., Antuniassi, U. R., Mota, A. A. B., Carvalho, F. K., Silva, A. C. A., & Vilela, C. M. (2013). Influência de pontas de pulverização e adjuvantes no potencial de redução de deriva em túnel de vento. Semina: Ciências Agrarias, Londrina, 34(1), 37-46. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p37

Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). (2020). Acompanhamento da Safra Brasileira. Café, Segundo Levantamento, Safra 2019. Brasília, Brasil. Recuperado de https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cafe/boletim-da-safra-de-cafe

Da Silva, P. O., Junior, L.F. G. O., Gonzaga, M. I. S., Sena, E. O. A., Maciel, L. B. S., Fia, M. P., Mattos, E. C., & Carnelossi, M. A. G. (2019). Effects of calcium particle films and natural shading on ecophysiological parameters of conilon coffee. Scientia Horticulturae. 245, 171-177. https://doi.org/10.1016/j.scienta.2018.10.010

Ferreira, M. C., Lohmann, T. R., Campos, A. P., Viel, S. R., & Figueiredo, A. (2011). Distribuição volumétrica e diâmetro de gotas de pontas de pulverização de energia hidráulica para controle de corda-de-viola. Revista Planta Daninha, Viçosa, 29(3), 697-705. https://doi.org/10.1590/S0100-83582011000300024

Glenn, D. M. & Puterka, G. J. (2005). Particle films: a new technology for agriculture. Horticultural Reviews, v.31, p.1–44. Recuperado de https://books.google.com.br/books?hl=en&lr=&id=iiUI7fSXXxsC&oi=fnd&pg=PA1&dq=Particle+films:+a+new+technology+for+agriculture.+&ots=peUTW-r5H-&sig=GTAbFz1ArhylK2BBSiQ1Z1AVwU8&redir_esc=y#v=onepage&q=Particle%20films%3A%20a%20new%20technology%20for%20agric

Griesang, F., Decaro, R. A., Santos, C. A. M., Santos, E. S., Roque, N. H. D. L., & Ferreira, M. C. (2017). How much do adjuvant and nozzles models reduce the spraying drift? Drift in agricultural spraying. American Journal of Plant Sciences, Irvine, 8(11), 2785–2794. https://doi.org/10.4236/ajps.2017.811188

Hoffman, W. C. & Hewitt, A. J. (2005). Comparison of three imaging systems for water sensitive papers. Applied Engineering in Agriculture, 21(6), 961-964. https://doi.org/10.13031/2013.20026

Lal, N. & Sahu, N. (2017). Management Strategies of Sun Burn in Fruit Crops-A Review. International Journal of Current Microbiology and Applied Sciences, v.6, n.6, p.1126-1138. Recuperado de https://krishi.icar.gov.in/jspui/handle/123456789/26453. https://doi.org/10.20546/ijcmas.2017.606.131

Junior, A. M. (2018). Influência da pressão e da ponta de pulverização na distribuição de caldas em pulverizadores costais manuais (Mestrado Produção Vegetal). Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP, Brasil. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/153874/marangonijunior_a_me_jabo.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Matthews, G. A., Bateman, R., & Miller, P. (2016). Métodos de aplicação de defensivos agrícolas. 4. ed. São Paulo: Andrei.

Nuyttens, D., Baetens, K., Schampheleire, M., & Sonck, B. (2007). Effect of nozzle type, size and pressure on spray droplet characteristics. Biosystems Engineering. 97, p.333-345. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1537511007000712?casa_token=Eo_D_eOz_DcAAAAA:p3-YVj6Ym-N8mXiwaKKq4MN9gD1yZRyleFLH3VTFIaokkzlCKWHgYdEoUBRaGMBNvKK3CCms. https://doi.org/10.1016/j.biosystemseng.2007.03.001

R Development Core Team. (2013). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing. [Software]. Vienna, Austria. Recuperado de http://www.R-project.org/

Silva, J. E. R. (2013). Deposição de calda aplicada em folhas de cafeeiro com diferentes volumes e pontas de pulverização (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil. Recuperado de http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12189/1/DeposicaoCaldaAplicada.pdf

Souza, L. A., Cunha, J. P. A. R., & Pavanin, L. A. (2012). Deposição do herbicida 2,4-D Amina com diferentes volumes e pontas de pulverização em plantas infestantes. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, 43(1), 78-85. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rca/a/xp6Gt46FzjsGrZkPKBkMyQP/?format=pdf&lang=pt.

Viana, R. G., Ferreira, L. R., Ferreira, M. C., Teixeira, M. M., Rosell, J. R. & Machado, A. F. L. (2010). Distribuição volumétrica e espectro de gotas de pontas de pulverização de baixa deriva. Revista Planta Daninha, 28(2), 439-446. https://doi.org/10.1590/S0100-83582010000200024

Vitória, E. L., Neto, F. C. R., Chagas, K., Teixeira, M. M., Quirino, A. L. S., & Santiago, H. (2014). Distribuição volumétrica e espectro de gotas de pontas de pulverização de jato cônico vazio DDC2 novas e usadas. Revista Agro@Mbiente On-Line, 8(3), 368–376. Recuperado de https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1831/1431. https://doi.org/10.5327/Z 1982-8470201400031831

Vitória, E. L. & Campanharo, A. (2016). Amostra de etiquetas hidrossensíveis para determinação de espectro de gotas em pulverização no cafeeiro canephora. Coffee Science, 11(3), 367-373. Recuperado de http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience/article/view/1101

Publicado

17.11.2021

Como Citar

Soela, D. M., Vitória, E. L. da, Falqueto, A. R., Freitas, I. L. de J., Braga, P. C. S., & Simon, C. A. (2021). Efeito de diferentes pontas e pressões de pulverização na aplicação de carbonato de cálcio em mudas de café conilon. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 93–102. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36054

Edição

Seção

ENGENHARIA AGRÍCOLA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)