Estudo de caso: causas relacionadas às perdas de matéria prima em indústria de embalagens flexíveis

Autores

  • Leonardo Henrique Zambonin Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba
  • Adriana Biasi Vanin Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba
  • José Carlos Azzolini Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba
  • Cristiano Meneghini Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42734

Palavras-chave:

Polímeros, Embalagens flexíveis, Perdas

Resumo

O segmento de embalagens flexíveis é de suma importância já que estas possuem vasta possibilidade de aplicação como contenção, proteção, e comunicação de produtos com o consumidor. Como o custo da embalagem é incorporado ao valor final do produto as empresas têm buscado reduzir as perdas nos processos para ofertar produtos a preços competitivos. A presente pesquisa objetivou mapear e quantificar as perdas de matéria prima no processo produtivo de obtenção de embalagens flexíveis e a partir dos resultados apresentar propostas de melhoria. Para isso, avaliou-se o histórico de perdas em um período de dez meses em valores de massa desperdiçados nos setores de almoxarifado, cast e mistura/extrusão, sequencialmente valorizou-se as perdas em reais e utilizou-se a ferramenta dos cinco porquês para diagnosticar as principais causas das perdas. Finalizou-se com a análise de viabilidade financeira da implantação da proposta de melhoria apresentada. Os resultados apontaram um prejuízo aproximado de R$321.363,56 no período estudado e que a principal causa das perdas (71,7%) foi a perfuração de sacos por garfos da empilhadeira no setor de almoxarifado. O estudo mostrou que a proposta de melhoria é viável, e que o investimento total de R$ 27.957 retornará em três meses e vinte dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIEF. Associação Brasileira da Industria de Embalagens Plásticas Flexíveis. Recuperado de www.abief.com.br/noticias

Evangelista, J. (2003) Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Atheneu, 652p.

Martins, E. (2010). Contabilidade de custos. – 9. Ed. – São Paulo: Atlas.

Poças, M. F. F. & Moreira, R. (2003). Segurança alimentar e embalagem. In: Castro, A. G.; Pouzada, A. S. Embalagens para indústria alimentar. (2003). 1ª ed. Lisboa: Piaget, 610p.

Publicado

23.10.2023

Como Citar

Zambonin, L. H., Vanin, A. B., Azzolini, J. C., & Meneghini, C. (2023). Estudo de caso: causas relacionadas às perdas de matéria prima em indústria de embalagens flexíveis. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(5), 108–114. https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42734

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO