Estudo de caso: causas relacionadas às perdas de matéria prima em indústria de embalagens flexíveis
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i5.42734Palavras-chave:
Polímeros, Embalagens flexíveis, PerdasResumo
O segmento de embalagens flexíveis é de suma importância já que estas possuem vasta possibilidade de aplicação como contenção, proteção, e comunicação de produtos com o consumidor. Como o custo da embalagem é incorporado ao valor final do produto as empresas têm buscado reduzir as perdas nos processos para ofertar produtos a preços competitivos. A presente pesquisa objetivou mapear e quantificar as perdas de matéria prima no processo produtivo de obtenção de embalagens flexíveis e a partir dos resultados apresentar propostas de melhoria. Para isso, avaliou-se o histórico de perdas em um período de dez meses em valores de massa desperdiçados nos setores de almoxarifado, cast e mistura/extrusão, sequencialmente valorizou-se as perdas em reais e utilizou-se a ferramenta dos cinco porquês para diagnosticar as principais causas das perdas. Finalizou-se com a análise de viabilidade financeira da implantação da proposta de melhoria apresentada. Os resultados apontaram um prejuízo aproximado de R$321.363,56 no período estudado e que a principal causa das perdas (71,7%) foi a perfuração de sacos por garfos da empilhadeira no setor de almoxarifado. O estudo mostrou que a proposta de melhoria é viável, e que o investimento total de R$ 27.957 retornará em três meses e vinte dias.
Downloads
Referências
ABIEF. Associação Brasileira da Industria de Embalagens Plásticas Flexíveis. Recuperado de www.abief.com.br/noticias
Evangelista, J. (2003) Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Atheneu, 652p.
Martins, E. (2010). Contabilidade de custos. – 9. Ed. – São Paulo: Atlas.
Poças, M. F. F. & Moreira, R. (2003). Segurança alimentar e embalagem. In: Castro, A. G.; Pouzada, A. S. Embalagens para indústria alimentar. (2003). 1ª ed. Lisboa: Piaget, 610p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Henrique Zambonin, Adriana Biasi Vanin, José Carlos Azzolini, Cristiano Meneghini (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































