Artefato pedagógico para o ensino da temática “energia solar”: possibilidades com o uso de materiais recicláveis

Autores

  • Luciene Galvão Scabelo Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0009-0000-0545-8350
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0001-6488-5483

Palavras-chave:

Energia Renovável, Ciências, Educação

Resumo

Diante dos desafios ambientais e sociais do mundo atual, as energias renováveis ganham destaque como alternativas sustentáveis. Nesse contexto, a escola desempenha um papel fundamental na promoção da conscientização e educação sobre essas questões. É nessa perspectiva que este estudo apresenta uma pesquisa que visa explorar a temática da energia solar com vinte e oito estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Utiliza uma abordagem de ensino por investigação, envolvendo experimentação, problematização e hipóteses, para promover a aprendizagem de conceitos físico-químicos relacionados à energia solar.  Ademais, emprega uma sequência didática dividida em três momentos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento e, como desdobramento final, a confecção de um protótipo de casa com um mini painel solar feito de materiais recicláveis. A proposta didática permitiu que os discentes vivenciassem a captação de radiação solar e compreendessem conceitos de transferência de temperatura entre corpos e calor. Além disso, incentivou a sustentabilidade ao explorar a possibilidade de construir aquecedores solares de água residenciais. A abordagem por investigação demonstrou ser eficaz na promoção do aprendizado significativo dos alunos, ao mesmo tempo em que estimulou a consciência ambiental e a aplicação prática do conhecimento, indo além do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Galvão Scabelo, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Faculdade de

Tecnologia e Ciências – FTC, e Pós-graduação em Ciências é Dez pela Universidade

Federal do Espírito Santo – Ufes. Atualmente desenvolve trabalhos de Coordenação

Escolar e Docência para o componente curricular de Ciências da Natureza

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado na Universidade

Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universidad Autonoma de

Barcelona na área de Química Inorgânica. Atualmente desenvolve trabalhos de

docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, campus São

Mateus). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em

Ensino na Educação Básica da Ufes (PPGEEB). As principais áreas de pesquisa são: Uso

de resíduos da agroindústria como bioadsorventes; Ensino de Química

(desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias diferenciadas; uso de

metodologias ativas e formação de professores).

Referências

Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Plátano Edições Técnicas.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. MEC/CONSED/UNDIME. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez.

Espírito Santo (Estado), (2018). Secretaria da Educação. Ensino fundamental: anos finais. Currículo Básico Escola Estadual: Área de Ciências da Natureza. Secretaria da Educação. Vitória: SEDU. 104 p. v. 02.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Jung, C. F. (2004). Metodologia para pesquisa e desenvolvimento. Axcel Books do Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Scabelo, L. G., & Mendes, A. N. F. (2023). Artefato pedagógico para o ensino da temática “energia solar”: possibilidades com o uso de materiais recicláveis . Brazilian Journal of Production Engineering, 9(6), 45–49. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/43277

Edição

Seção

Edição Especial "Semana de Química do Norte do Espírito Santo