Artefato pedagógico para o ensino da temática “energia solar”: possibilidades com o uso de materiais recicláveis
Palavras-chave:
Energia Renovável, Ciências, EducaçãoResumo
Diante dos desafios ambientais e sociais do mundo atual, as energias renováveis ganham destaque como alternativas sustentáveis. Nesse contexto, a escola desempenha um papel fundamental na promoção da conscientização e educação sobre essas questões. É nessa perspectiva que este estudo apresenta uma pesquisa que visa explorar a temática da energia solar com vinte e oito estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Utiliza uma abordagem de ensino por investigação, envolvendo experimentação, problematização e hipóteses, para promover a aprendizagem de conceitos físico-químicos relacionados à energia solar. Ademais, emprega uma sequência didática dividida em três momentos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento e, como desdobramento final, a confecção de um protótipo de casa com um mini painel solar feito de materiais recicláveis. A proposta didática permitiu que os discentes vivenciassem a captação de radiação solar e compreendessem conceitos de transferência de temperatura entre corpos e calor. Além disso, incentivou a sustentabilidade ao explorar a possibilidade de construir aquecedores solares de água residenciais. A abordagem por investigação demonstrou ser eficaz na promoção do aprendizado significativo dos alunos, ao mesmo tempo em que estimulou a consciência ambiental e a aplicação prática do conhecimento, indo além do ambiente escolar.
Downloads
Referências
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Plátano Edições Técnicas.
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. MEC/CONSED/UNDIME. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez.
Espírito Santo (Estado), (2018). Secretaria da Educação. Ensino fundamental: anos finais. Currículo Básico Escola Estadual: Área de Ciências da Natureza. Secretaria da Educação. Vitória: SEDU. 104 p. v. 02.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Jung, C. F. (2004). Metodologia para pesquisa e desenvolvimento. Axcel Books do Brasil.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciene Galvão Scabelo, Ana Nery Furlan Mendes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































