Artefato pedagógico para o ensino da temática “energia solar”: possibilidades com o uso de materiais recicláveis
Palavras-chave:
Energia Renovável, Ciências, EducaçãoResumo
Diante dos desafios ambientais e sociais do mundo atual, as energias renováveis ganham destaque como alternativas sustentáveis. Nesse contexto, a escola desempenha um papel fundamental na promoção da conscientização e educação sobre essas questões. É nessa perspectiva que este estudo apresenta uma pesquisa que visa explorar a temática da energia solar com vinte e oito estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Utiliza uma abordagem de ensino por investigação, envolvendo experimentação, problematização e hipóteses, para promover a aprendizagem de conceitos físico-químicos relacionados à energia solar. Ademais, emprega uma sequência didática dividida em três momentos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento e, como desdobramento final, a confecção de um protótipo de casa com um mini painel solar feito de materiais recicláveis. A proposta didática permitiu que os discentes vivenciassem a captação de radiação solar e compreendessem conceitos de transferência de temperatura entre corpos e calor. Além disso, incentivou a sustentabilidade ao explorar a possibilidade de construir aquecedores solares de água residenciais. A abordagem por investigação demonstrou ser eficaz na promoção do aprendizado significativo dos alunos, ao mesmo tempo em que estimulou a consciência ambiental e a aplicação prática do conhecimento, indo além do ambiente escolar.
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Referências
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