ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA NO ENSINO A DISTÂNCIA

ACCESSIBILITY AND ERGONOMICS IN DISTANCE LEARNING

Autores/as

  • Ana Victoria Pinheiro Dias Faculdade Santa Maria
  • Arthur Bruno Vieira Batista Faculdade Santa Maria
  • Bruno Tavares Arraes Faculdade Santa Maria
  • Carla Braga da Silva Lima Faculdade Santa Maria
  • Elis Regina da Silva Carolino Faculdade Santa Maria
  • Natanael Ramos de Lima Faculdade Santa Maria
  • Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa Faculdade Santa Maria

Palabras clave:

Acessibilidade, Ergonomia, Ensino a distância

Resumen

Introdução: O presente estudo possui como proposta a elaboração de uma disciplina no qual a Educação a Distância (EAD) será utilizada, de acordo com as tendências mundiais de ensino. Este modelo de ensino possibilita uma dinâmica de horários flexíveis por meio de um Ambiente de Aprendizagem Virtual, no qual estará disponível todo o conteúdo. Objetivo: Discutir a possibilidade de implementação da metodologia educacional no âmbito acadêmico em ensino a distância (EaD) incorporada a disciplina de Acessibilidade e Ergonomia. Justificativa: Esta pesquisa destaca-se pela relevância à área da Educação, pela qualidade, dinamicidade e flexibilidade de ensino-aprendizagem promovida pelo EaD, além da demanda de conteúdo requerida pela disciplina. Metodologia: Trata-se da elaboração de um projeto aplicativo sobre a implementação da unidade curricular Acessibilidade e Ergonomia, por uma instituição de ensino superior privada. O projeto terá duração de quatro (04) meses. Resultados:  Através da realização desse estudo será possível obter o melhor mecanismo para implementação da disciplina Acessibilidade e Ergonomia a EAD. Na implementação da disciplina serão necessários: plano de ação visando identificar os recursos materiais e pessoais necessários à implantação da disciplina; avaliação da viabilização do plano de ação; e gestão do plano, que disponibilizará de um planejamento para implementação de novos recursos se necessário. Conclui-se assim que, com a realização deste estudo, o modo de ensino a distância proporciona aos alunos estudarem em horários flexíveis por meio de uma integração de um Ambiente de Aprendizagem Virtual, entre um tutor EaD e um discente, em que estará disponível todo o conteúdo.

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Biografía del autor/a

Arthur Bruno Vieira Batista, Faculdade Santa Maria

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras, Paraíba. Pós graduando em Docência do Ensino Superior, na Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras, Paraíba.

Carla Braga da Silva Lima, Faculdade Santa Maria

Possui Especialização em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri, URCA (2014). Graduação em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio (2013). Atualmente é Psicologa da Secretaria Municipal da Educação Básica de Brejo Santo-CE, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Brejo Santo-CE, Professora do instituto Educacional Ruymar Gomes -IERG (2015-2016), ministrante do ?ENCONTRO COM OS PROFESSORES MEDIADORES DO ENSINO BÁSICO E INCLUSÃO SOCIAL?, da Secretaria Municipal de Educação Básica de Brejo Santo-CE

Elis Regina da Silva Carolino, Faculdade Santa Maria

Graduação em Arquitetura pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras, Brasil

Natanael Ramos de Lima, Faculdade Santa Maria

Possui graduação em Farmácia Generalista pela Universidade Estadual da Paraíba (2012-2017). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PgPNSB) da Universidade Federal da Paraíba, na área de concentração Farmacoquímica (2018-2020). Atualmente com Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. Tem experiência na área de Fitoquímica, em processos de extração e isolamento de compostos naturais biotivos, por cromatografia aberta e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Faculdade Santa Maria

Pós-doutorado em andamento pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui Mestrado (2010) e Licenciatura (2009) em Enfermagem Pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde . Especialização em Saúde da Família pela UFPB. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Sírio libanês.Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat (2005). Atualmente é docente da Faculdade Santa Maria-PB, dos cursos de Medicina e Enfermagem. Atuou como Tutora do curso de Especialização em Gestão das Clínica nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês.Revisora Técnica-pedagógica de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos do cuidar em Enfermagem, Saúde do Idoso e Saúde Coletiva.

Citas

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Dias, A. V. P., Batista, A. B. V., Tavares Arraes, B., Lima, C. B. da S. ., Carolino, E. R. da S., Lima, N. R. de, & Feitosa, A. do N. A. (2020). ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA NO ENSINO A DISTÂNCIA : ACCESSIBILITY AND ERGONOMICS IN DISTANCE LEARNING. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(5), 1–9. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30914

Número

Sección

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA