NR 17 no contexto acadêmico: aplicada na educação técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i1.33772

Palavras-chave:

ergonomia, educação profissional, ensino técnico

Resumo

A natureza interdisciplinar da ergonomia a torna notavelmente aplicável a vários campos que envolvem desempenho humano. A educação é um campo em que a ergonomia pode dar uma contribuição significativa, mas a aplicação da ergonomia educacional recebe apenas uma atenção limitada. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi analisar os riscos ergonômicos, de servidores estaduais (professores, administrativo) e terceirizados (auxiliar de serviços gerais, vigilantes) de uma instituição de educação profissional técnica de nível médio, de forma a contribuir com a organização e/ou reorganização ergonômica no ambiente educacional. Foram conduzidos questionários eletrônicos semiestruturados quantitativos em forma de entrevistas individuais, para os grupos servidores e terceirizados. Posteriormente, a intervenção no ambiente educacional envolveu um curso com a temática ergonomia educacional, aplicado ao grupo alunos, além de uma campanha educativa - Webinar. Os resultados evidenciaram, de forma geral, os níveis de desconforto/dor classificados em moderado e intenso, com base nos questionários respondidos pelos servidores e terceirizados. Notou-se ainda o desconhecimento dos alunos em relação à ergonomia educacional e áreas afins. Conclui-se que é necessária intervenção educacional, ergonômica e interação professor-aluno-ambiente na temática ergonomia.

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Biografia do Autor

Rômulo Maziero, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Doutorando em Engenharia Mecânica (Área de Concentração: Engenharia de Manufatura e Materiais) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGMEC da Escola de Engenharia - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Área de Concentração: Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PROPEMM do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2015), aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional pelo IFES (2018), graduação em Engenharia Industrial - Madeira pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013), Técnico em Mecânica com ênfase em Manutenção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFET-ES, atual IFES (2005) e Profissionalizante em Mecânica de Manutenção pela Fundação Educacional Dr. Hildo Garcia - FEDHG, atual Centro Estadual de Educação Técnica Talmo Luiz Silva - CEET Talmo Luiz Silva (2003). Membro do grupo de pesquisa do IFES - campus São Mateus: Materiais e Processos de Fabricação Mecânica - MPFM. Atuou como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (campus São Mateus) nos cursos Integrado, Concomitante e Engenharia Mecânica e no Centro Universitário de Maringá - UniCesumar nos cursos de Engenharia de Produção e Administração.

Frederico da Silva Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Possui doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO / UFES (2014), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa/ UFV (2001) realizado no Bioagro, graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1992), graduação em Direito pela Faculdade Casa do Estudante (2020) e Formação Pedagógica de Docente em Química (2020). É professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/2010) ministrando atualmente aulas nos cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química Industrial, Engenharia Mecânica e curso Técnico em Química nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia, Química, e Direito e Ética, bem como, coordenador da pós-graduação em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (ENCISA), do Ifes campus Aracruz/ES.

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Publicado

05.02.2021

Como Citar

Maziero, R., & Fortunato, F. da S. . (2021). NR 17 no contexto acadêmico: aplicada na educação técnica. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(1), 1–16. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i1.33772

Edição

Seção

ENGENHARIA DO TRABALHO