SimulaQuiz: jogo digital para o ensino de Digital Twin
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i3.49585Palavras-chave:
Digital Twin, Gamificação, Jogo EducacionalResumo
A rápida evolução da Indústria 4.0 criou uma demanda crescente por profissionais qualificados em tecnologias digitais, especialmente em Digital Twin, cujo seu conhecimento tornou-se essencial para organizações que buscam eficiência operacional e redução de custos. Diante da carência de recursos educacionais eficazes para o ensino dessa tecnologia complexa, este trabalho apresenta o desenvolvimento do SimulaQuiz, um jogo educacional gamificado voltado para o aprendizado de Digital Twin e seu ecossistema. A metodologia empregada caracterizou-se como exploratória qualitativa, estruturada em cinco etapas: concepção do formato, desenvolvimento técnico, testes sistemáticos com usuários, registro de software junto ao INPI e a construção de uma matriz SWOT. O produto desenvolvido consiste em um quiz interativo com 64 questões distribuídas em blocos temáticos sobre simulação, Digital Twin e Indústria 4.0, apresentando feedback visual instantâneo e sistema de pontuação por estrelas. A matriz SWOT evidenciou que a gamificação aumenta significativamente o engajamento estudantil e facilita a compreensão de conceitos complexos, embora demande infraestrutura tecnológica adequada e conhecimento técnico específico. O SimulaQuiz foi registrado oficialmente como programa de computador (BR512025000934-8), contribuindo para a formação de profissionais qualificados para os desafios da Indústria 4.0.
Downloads
Referências
Ayeni, O. O., et al. (2024). AI in education: A review of personalized learning and educational technology. GSC Advanced Research and Reviews, 18(2), 261-271. https://doi.org/10.30574/gscarr.2024.18.2.0062
Barreto, M. A., et al. (2021). Gamification in the teaching of natural sciences: Articulating the active methodology in didactic sequences in elementary school through PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(4). https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss4pp13246-01-06e
Cavalcante, A. N., et al. (2018). Análise da produção bibliográfica sobre Problem-Based Learning (PBL) em quatro periódicos selecionados. Revista Brasileira de Educação Médica, 42(1). https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n4RB20160066
Chan, K., Wan, K., & King, V. (2021). Performance over enjoyment? Effect of game-based learning on learning outcome and flow experience. Frontiers in Education, 6. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.660376
Coelho, N. L. N., et al. (2025). Gamificação na educação contemporânea: Estratégia de engajamento e personalização do ensino. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 3(1), 1-14. https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i1.3571
Díaz, I., et al. (2024). Application of serious games in chemical engineering courses. Education for Chemical Engineers, 46, 22-32. https://doi.org/10.1016/j.ece.2023.10.002
Dihan, S., et al. (2024). Digital twin: Data exploration, architecture, implementation and future. Heliyon, 10(5), e26503. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2024.e26503
IEEE. (2024). 2024 Technology megatrends report. IEEE Future Directions. Recuperado de https://cmte.ieee.org/futuredirections/tech-megatrends/
Jape, D., Zhou, J., & Bullock, S. (2022). A spaced-repetition approach to enhance medical student learning and engagement in medical pharmacology. BMC Medical Education, 22(1). https://doi.org/10.1186/s12909-022-03324-8
Javaid, M., Haleem, A., & Suman, R. (2023). Digital twin applications toward Industry 4.0: A review. Cognitive Robotics, 3, 71-92. https://doi.org/10.1016/j.cogr.2023.04.003
Kishimoto, T. M. (1994). O jogo e a educação infantil. Perspectiva, 12(22), 105-128. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10745
Lampropoulos, G., & Sidiropoulos, A. (2024). Impact of gamification on students' learning outcomes and academic performance: A longitudinal study comparing online, traditional, and gamified learning. Education Sciences, 14(4), 367. https://doi.org/10.3390/educsci14040367
Lima, C. D. C., et al. (2024). Implementação da gamificação em treinamentos na indústria farmacêutica. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 7(14), 1-15. https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.1281
Priyaadharshini, M., & Maiti, M. (2023). Learning analytics: Gamification in flipped classroom for higher education. Journal of Engineering Education Transformations, 37(1), 106-119. https://doi.org/10.16920/jeet/2023/v37i1/23137
Sachete, A. S., et al. (2024). Indicadores da aprendizagem adaptativa em ambientes virtuais de aprendizagem: Revisão sistemática da literatura. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 23(2), 69-87. http://hdl.handle.net/10183/283783
Sailer, M., & Homner, L. (2020). The gamification of learning: A meta-analysis. Educational Psychology Review, 32(1), 77-112. https://doi.org/10.1007/s10648-019-09498-w
Sauer, J., Sonderegger, A., & Schmutz, S. (2020). Usability, user experience and accessibility: Towards an integrative model. Ergonomics, 63(10), 1207-1220. https://doi.org/10.1080/00140139.2020.1774080
Silva, A. A., et al. (2011). A utilização da matriz SWOT como ferramenta estratégica: Um estudo de caso em uma escola de idioma de São Paulo. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 8, 1-11. Recuperado de https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/26714255.pdf
Sniderman, B., Mahto, M., & Cotteleer, M. J. (2016). Industry 4.0 and manufacturing ecosystems. Deloitte. Recuperado de https://www.deloitte.com/us/en/insights/industry/manufacturing-industrial-products/industry-4-0/manufacturing-ecosystems-exploring-world-connected-enterprises.html
Urgo, M., et al. (2022). Design of serious games in engineering education: An application to the configuration and analysis of manufacturing systems. CIRP Journal of Manufacturing Science and Technology, 36, 172-184. https://doi.org/10.1016/j.cirpj.2021.11.006
Yee, L., Chui, M., & Roberts, R. (2024). Technology trends outlook. McKinsey Digital. Recuperado de https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/business%20functions/mckinsey%20digital/our%20insights/the%20top%20trends%20in%20tech%202024/mckinsey-technology-trends-outlook-2024.pdf
World Economic Forum. (2025). The future of jobs report 2025. Recuperado de https://www.weforum.org/publications/the-future-of-jobs-report-2025/
Zhang, L., Zhou, L., & Horn, B. K. P. (2021). Building a right digital twin with model engineering. Journal of Manufacturing Systems, 59, 151-164. https://doi.org/10.1016/j.jmsy.2021.02.009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Brandão, M. V. O. R., Nascimento, J. P. S., Lima, L. O., Fonseca, J. V. S., Araujo, A. C. B. de, Silva, M. V. L. da, & Pimentel, C. A

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































