Development of a game with accessibility features for teaching lean healthcare

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.44503

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Lean Healthcare, Jogos, Acessibilidade

Resumo

Active methodologies of teaching bring the individual practical situations that encourage reflection and problem solving. Among them is the use of games, which seek to make learning more accessible and attractive. However, as much as this methodology works, it is not always inclusive. The application of games with accessibility features to teaching Lean Healthcare offers an engaging and inclusive approach to training healthcare professionals. This combination promotes the understanding of Lean principles in a practical and dynamic way, encouraging continuous improvement in healthcare service processes. The gamification strategy was then used, as it motivates the individual to learn, bringing better results. Thus, the present article presents a case study about the process of creating a game, entitled “Supply Chain Roulette”, which has an accessibility feature, developed so that a person with visual impairment can enjoy it without limitations. The results present the final game and its records as an industrial design and software, in addition to discussing the advantages of gamification in teaching Lean Healthcare.

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Biografia do Autor

Maria Clara Sampaio Gonçalves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES), com ênfase em Engenharia de Produção, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) no projeto de pesquisa Lean Healthcare aplicado à área de saúde de Feira de Santana e voluntária no grupo de afinidade WIE IEEE da UFRB.

Eduardo Abreu Batista Cerqueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Estudante do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Possui experiência prévia em atividades acadêmicas, incluindo monitoria, e atualmente é bolsista (2023-2024) no projeto Lean Healthcare, onde conduz pesquisas na área da Saúde 4.0 e do metaverso, com foco na inovação em saúde.

Andressa Clara Barbosa de Araujo, Universidade Federal da Bahia

Mestranda no Programa em Engenharia Industrial (PEI) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora em Gêmeo Digital para sistemas de manufatura e Indústria 4.0. É Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2023) e Bacharel em Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2022). Durante a graduação foi Bolsista em Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do projeto Lean Healthcare aplicado à área de saúde de Feira de Santana (2022-2023), Bolsista em Iniciação científica do projeto Lean Healthcare aplicado à área de saúde de Feira de Santana (2021 - 2022) e Bolsista em iniciação científica do projeto de pesquisa Estudo da preparação de polímeros biodegradáveis empregando resíduos agrícolas (2017 - 2018).

Cristiane Agra Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Atualmente professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana no curso de Engenharia de Produção, membro sênior do IEEE e participante do mestrado profissional da UFBA. Possui 12 anos de experiência na área industrial metalúrgica. Expertise desenvolvida nas áreas de qualidade, sistema de produção (lean), auditorias e certificações. Auditora interna e externa do Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001, ISO 14001 e ISO IEC 17025) e Green Belt. Durante o mestrado trabalhou com implementação de normas ISO no serviço público, destacando-se a acreditação do laboratório de Biomateriais do Nordeste CERTBIO na norma ISO/IEC 17025, e no doutorado trabalhou com desenvolvimento de materiais para aplicação como biomaterial. Atualmente conduz o projeto de pesquisa Lean Healthcare com foco na área de saúde na BA e o Impactos da IA na educação, além de trabalhar com assuntos relacionadas a atuação feminina nas exatas. Conduzindo o projeto Digital Twin em cooperação com o CEPEDI de Ilhéus. Ganhadora dos prêmios 2021 IEEE Undergraduate Teaching Award, Menção Honrosa do IEEE WIE 2021 e 2022- Inspiring Member of the Year Award e 2021 Outstanding Branch Counselor Branch Chapter Advisor Award. A partir de 2024 está como membro do IEEE R9 Industry Engagement Committee e é Vice Chair do WIE seção nordeste.

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(N.d.). Gov.Br. Retrieved from https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf

Publicado

17.06.2024

Como Citar

Gonçalves, M. C. S., Cerqueira, E. A. B., Araujo, A. C. B. de, & Pimentel, C. A. (2024). Development of a game with accessibility features for teaching lean healthcare. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(2), 421–432. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.44503

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA