Desenvolvimento de um jogo com recurso de acessibilidade para o ensino de lean healthcare
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.44503Keywords:
Active Methodology, Lean Healthcare, Games, AccessibilityAbstract
Metodologias ativas de ensino trazem ao indivíduo situações práticas que incentivam a reflexão e a solução de problemas. Dentre elas, encontra-se o uso de jogos, que buscam tornar o aprendizado mais acessível e atraente. No entanto, por mais que essa metodologia funcione, ela nem sempre é inclusiva. A aplicação de jogos com recursos de acessibilidade para o ensino de Lean Healthcare oferece uma abordagem envolvente e inclusiva para a formação de profissionais de saúde. Essa combinação promove o aprendizado dos princípios Lean de maneira prática e dinâmica, encorajando a melhoria contínua nos processos de serviços à saúde. Foi então utilizada a estratégia da gamificação, a qual motiva o indivíduo a aprender, trazendo melhores resultados. Assim, o presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre o processo de criação de um jogo, intitulado “Roleta da Cadeia de Suprimentos”, o qual possui um recurso de acessibilidade, desenvolvido para que uma pessoa com deficiência visual possa usufruí-lo sem limitações. Os resultados apresentam a versão final do jogo e seus registros como desenho industrial e programa de computador, e ainda, a discussão das vantagens da gamificação no ensino de Lean Healthcare.
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