Visita Guiada

procedimentos de escuta performativa de si

Autores

  • Andréa Lúcia Sério Bertoldi Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Patrícia Natividade de Pinho Machado Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Palavras-chave:

Criação, Corpo, Performance, Dança

Resumo

O artigo propõe compartilhar processos poéticos da performance de dança Visita Guiada desenvolvidos durante o período de oito anos (2012-2020) com artistas integrantes de três companhias profissionais de dança do Brasil. São apresentados os processos que deram origem ao procedimento denominado: escuta performativa de si, os quais são contextualizados em articulação teórica com a noção de vontade performativa, proposta por Eleonora Fabião e com o conceito de escuta, na abordogem de Hubert Godard, de modo a friccionar sentidos de individuação e coletividade na experiência performativa dos corpos, potencialmente transformadora de hábitos culturalmente estabelecidos naqueles ambientes de criação em dança.

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Biografia do Autor

Andréa Lúcia Sério Bertoldi, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Andréa Sério é Professora Adjunta do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II/ FAP, Professora Pesquisadora no Mestrado Profissional em Artes PPGArtes e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, com pesquisa e atuação em Dança, Aprendizagem e Corporeidades. É coordenadora do Projeto de Extensão: “Limites em Movimento: corpo em questão” que amplia o acesso de pessoas com deficiência a processos de criação em dança. É coordenadora do Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH da UNESPAR. Foi colaboradora de programas de democratização do acesso à dança como o Dança Solidária da Fundação Cultural de Curitiba e o Fórum de Dança na Comunidade da Faculdade de Artes do Paraná Dirigiu o Balé Teatro Guaíra criando o programa BTG: corpo público com projetos de ampliação do acesso de diferentes artistas e públicos ao trabalho daquela companhia. Investigou processos de acessibilidade à Dança como convidada no programa de Dança Educação da New York University NYU e na Dance Film Association. Criou e dirigiu a Limites Cia de Dança, com trabalho pioneiro no sul do Brasil na investigação artística do corpo com deficiência. Criou e atualmente é colaboradora do coletivo Nó movimento em rede, comunidade de artistas que articula relações poéticas e políticas para a produção artística dos diferentes corpos que dançam.

 

Patrícia Natividade de Pinho Machado, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Bacharel e Licenciada em Dança, mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes - PPGARTES da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Bertoldi, A. L. S., & Machado, P. N. de P. (2020). Visita Guiada: procedimentos de escuta performativa de si. Revista Do Colóquio, 1(19), 6–24. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/33088