O GÊNERO DE TEXTO RELATO HISTÓRICO EXPLICATIVO EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO E RELAÇÃO DE EVENTOS SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL
Palabras clave:
Gênero de Texto, Livro Didático de História, Linguística Sistêmico-FuncionalResumen
Este trabalho soma-se a estudos sobre o discurso da História em livros didáticos sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), com o objetivo de evidenciar particularidades da linguagem usada para explicar eventos históricos no contexto escolar. Mais especificamente, analisam-se recursos linguísticos do sistema de Conjunção (principalmente relações de adição, tempo e consequência) em textos sobre a Ditadura Civil-militar brasileira, no livro didático para o 9º Ano do Ensino Fundamental da coleção mais distribuída para as escolas públicas do Brasil no triênio 2017-2019. Tendo por base pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional, os procedimentos de análise envolveram descrição das variáveis de contexto situacional de cada texto, análise das relações entre eventos por meio do sistema de Conjunção e sistematização em esquemas das relações entre os eventos que constituem relatos históricos explicativos no corpus analisado. Marcas linguísticas de tempo, causa-consequência e adição evidenciam que os relatos históricos explicativos usados para construir conhecimentos sobre a Ditatura Civil-militar brasileira, no livro didático em estudo, foram organizados, predominantemente, por meio de explicação sequencial e, com menor frequência, consequencial e fatorial.
Descargas
Citas
AMÉZOLA, G. Currículo Oficial y Memoria. El passado Reciente em la Escuela Argentina. Enseñanza de las Ciencias Sociales, n. 7, p. 47-55, 2008.
ARAÚJO, M. P. N.; SILVA, I. P.; SANTOS, D. R. Ditadura militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. Rio de Janeiro: Ponteio, 2013. p. 9-10.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998b.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; 2017.
BOULOS JR, A. História, Sociedade & Cidadania. 9. ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.
CELGA – Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra. Os géneros em manuais de História (2º e 3º ciclo do Ensino Básico). Exemplos textuais. 2018. Disponível em: <http://sites.ipleiria.pt/pge/textos-modelo/>. Acesso em: 18 ago. 2019.
COFFIN, C. Historical Discourse: the language of time, cause and evaluation. London: Continuum, 2006.
COFFIN, C. Learning the language of school history: the role of linguistics in mapping the writing demands of the secondary school curriculum. University of Lisbon: Taylor & Francis, 2008. p. 412-429.
CHRISTIE, F.; DEREWIANKA, B. School Discourse: learning to write a cross the years of schooling. 2. ed. New York: Continuum, 2008.
FAIRCLOUGH, N. Language and power. New York: Longman, 1989.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FUZER, C. Leitura e escrita em Língua Portuguesa na Perspectiva Sistêmico-funcional. Registro GAP/CAL nº 048931. Santa Maria: CAL, UFSM, 2018.
FUZER, C. Ateliê de Textos: práticas orientadoras para produção e avaliação de textos na perspectiva sistêmico-funcional. Registro GAP/CAL nº 040190. Santa Maria: CAL, UFSM, 2016. Disponível em: . Acesso em: 06 set. 2019.
GHIO, E.; FERNÁNDEZ, M. D. Linguística Sistémico Funcional: Aplicaciones a la lengua española. Santa Fé: Waldhuter Editores, 2008.
KRESS, G.; VAN LEEUWWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. Londres: Routledge, 1996.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1985 [1994].
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, C. M. I. C. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Arnold, 2004 [2014].
HASAN, R. Part. II. In: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, Context and Text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HENRÍQUEZ, R.; CARMONA, A.; QUINTEROS, A.; GARRIDO, M. Leer y escribir para aprender História. Secuencias para la enseñanza y el aprendizaje del pensamimento histórico. Colección Educación UC. Santiago, Chile: Ediciones UC, 2018.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.
MARTIN, J. R. English text: system and structure. Sydney: John Benjamins Publishing Company, 1992.
MARTIN, J. R. Analysing genres: functional parameters. In: MARTIN, J. R.; CHRISTIE, F. (Orgs.). Genres and institutions: social process. In workplace and schools. London: Continumm, 1997. p. 3-39.
MARTIN, J. R. A Universe of Meaning: How many practices? In: MARTIN, J. R. Genre Studies. Collected Works of J. R. Maretin. v. 3. Shanghai Jiao Tong University Press, 2002.
MARTIN, J. R.; EGGINS. Analysing genres: functional parameters. In: MARTIN, J. R.; CHRISTIE, F. (Orgs.). Genres and institutions: social process. In workplace and schools. London: Continumm, 1997. p. 3-39.
MARTIN, J. R; ROSE, D. Working with Discourse: meaning beyond the clause. London and New York: Continuum, 2007.
MARTIN, J. R; ROSE, D. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2008.
MOYANO, S. Aprender ciencias y humanidades: una cuestión de lectura y escritura: aportes para la construcción de un programa de inclusión social a través de la educación linguística. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2013.
MUNAKATA, K. Two History Manueals for Teachers: Histories of Theirs Production. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, p. 513-529, 2004.
NAVARRO, F.; ALZARI, I. Manual de escritura para carreras de humanidades. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2014.
OTEÍZA, T. El discurso pedagógico de la historia. Santiago: Frasis, 2006.
OTEÍZA, T. Solidariedade ideológica no discurso da história: a tensão entre as orientações monoglossic e heteroglóssica. Revista Sinais, Valparaíso, v. 42, n. 70, 2009.
ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.
THOMPSON, G.; THETELA, P. The sound of one hand clapping: The management of interaction in written discourse. Text, v. 15, n. 1, p. 103-127, 1995.
WEBER, S. Ditadura civil-militar em livro didático de História: uma análise de gêneros textuais pela perspectiva Sistêmico-Funcional da linguagem. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista (Con)textos Linguísticos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.