O GÊNERO DE TEXTO RELATO HISTÓRICO EXPLICATIVO EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO E RELAÇÃO DE EVENTOS SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL
Palavras-chave:
Gênero de Texto, Livro Didático de História, Linguística Sistêmico-FuncionalResumo
Este trabalho soma-se a estudos sobre o discurso da História em livros didáticos sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), com o objetivo de evidenciar particularidades da linguagem usada para explicar eventos históricos no contexto escolar. Mais especificamente, analisam-se recursos linguísticos do sistema de Conjunção (principalmente relações de adição, tempo e consequência) em textos sobre a Ditadura Civil-militar brasileira, no livro didático para o 9º Ano do Ensino Fundamental da coleção mais distribuída para as escolas públicas do Brasil no triênio 2017-2019. Tendo por base pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional, os procedimentos de análise envolveram descrição das variáveis de contexto situacional de cada texto, análise das relações entre eventos por meio do sistema de Conjunção e sistematização em esquemas das relações entre os eventos que constituem relatos históricos explicativos no corpus analisado. Marcas linguísticas de tempo, causa-consequência e adição evidenciam que os relatos históricos explicativos usados para construir conhecimentos sobre a Ditatura Civil-militar brasileira, no livro didático em estudo, foram organizados, predominantemente, por meio de explicação sequencial e, com menor frequência, consequencial e fatorial.
Downloads
Referências
AMÉZOLA, G. Currículo Oficial y Memoria. El passado Reciente em la Escuela Argentina. Enseñanza de las Ciencias Sociales, n. 7, p. 47-55, 2008.
ARAÚJO, M. P. N.; SILVA, I. P.; SANTOS, D. R. Ditadura militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. Rio de Janeiro: Ponteio, 2013. p. 9-10.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998b.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; 2017.
BOULOS JR, A. História, Sociedade & Cidadania. 9. ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.
CELGA – Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra. Os géneros em manuais de História (2º e 3º ciclo do Ensino Básico). Exemplos textuais. 2018. Disponível em: <http://sites.ipleiria.pt/pge/textos-modelo/>. Acesso em: 18 ago. 2019.
COFFIN, C. Historical Discourse: the language of time, cause and evaluation. London: Continuum, 2006.
COFFIN, C. Learning the language of school history: the role of linguistics in mapping the writing demands of the secondary school curriculum. University of Lisbon: Taylor & Francis, 2008. p. 412-429.
CHRISTIE, F.; DEREWIANKA, B. School Discourse: learning to write a cross the years of schooling. 2. ed. New York: Continuum, 2008.
FAIRCLOUGH, N. Language and power. New York: Longman, 1989.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FUZER, C. Leitura e escrita em Língua Portuguesa na Perspectiva Sistêmico-funcional. Registro GAP/CAL nº 048931. Santa Maria: CAL, UFSM, 2018.
FUZER, C. Ateliê de Textos: práticas orientadoras para produção e avaliação de textos na perspectiva sistêmico-funcional. Registro GAP/CAL nº 040190. Santa Maria: CAL, UFSM, 2016. Disponível em: . Acesso em: 06 set. 2019.
GHIO, E.; FERNÁNDEZ, M. D. Linguística Sistémico Funcional: Aplicaciones a la lengua española. Santa Fé: Waldhuter Editores, 2008.
KRESS, G.; VAN LEEUWWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. Londres: Routledge, 1996.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1985 [1994].
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, C. M. I. C. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Arnold, 2004 [2014].
HASAN, R. Part. II. In: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, Context and Text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HENRÍQUEZ, R.; CARMONA, A.; QUINTEROS, A.; GARRIDO, M. Leer y escribir para aprender História. Secuencias para la enseñanza y el aprendizaje del pensamimento histórico. Colección Educación UC. Santiago, Chile: Ediciones UC, 2018.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.
MARTIN, J. R. English text: system and structure. Sydney: John Benjamins Publishing Company, 1992.
MARTIN, J. R. Analysing genres: functional parameters. In: MARTIN, J. R.; CHRISTIE, F. (Orgs.). Genres and institutions: social process. In workplace and schools. London: Continumm, 1997. p. 3-39.
MARTIN, J. R. A Universe of Meaning: How many practices? In: MARTIN, J. R. Genre Studies. Collected Works of J. R. Maretin. v. 3. Shanghai Jiao Tong University Press, 2002.
MARTIN, J. R.; EGGINS. Analysing genres: functional parameters. In: MARTIN, J. R.; CHRISTIE, F. (Orgs.). Genres and institutions: social process. In workplace and schools. London: Continumm, 1997. p. 3-39.
MARTIN, J. R; ROSE, D. Working with Discourse: meaning beyond the clause. London and New York: Continuum, 2007.
MARTIN, J. R; ROSE, D. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2008.
MOYANO, S. Aprender ciencias y humanidades: una cuestión de lectura y escritura: aportes para la construcción de un programa de inclusión social a través de la educación linguística. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2013.
MUNAKATA, K. Two History Manueals for Teachers: Histories of Theirs Production. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, p. 513-529, 2004.
NAVARRO, F.; ALZARI, I. Manual de escritura para carreras de humanidades. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2014.
OTEÍZA, T. El discurso pedagógico de la historia. Santiago: Frasis, 2006.
OTEÍZA, T. Solidariedade ideológica no discurso da história: a tensão entre as orientações monoglossic e heteroglóssica. Revista Sinais, Valparaíso, v. 42, n. 70, 2009.
ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.
THOMPSON, G.; THETELA, P. The sound of one hand clapping: The management of interaction in written discourse. Text, v. 15, n. 1, p. 103-127, 1995.
WEBER, S. Ditadura civil-militar em livro didático de História: uma análise de gêneros textuais pela perspectiva Sistêmico-Funcional da linguagem. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista (Con)textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.