AS OPERAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS NA REESCRITA DO GÊNERO CONTO DE MISTÉRIO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Resumo

Neste artigo, são abordadas as operações linguístico-discursivas de acréscimo, substituição, supressão e deslocamento utilizadas em atividades de reescrita, a partir da revisão de textos do gênero Conto de Mistério, por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva enunciativa da linguagem (BAKHTIN, 2003; Bakhtin/volochínov, 2006); no conceito de escrita como trabalho (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991); nos estudos sobre reescrita de textos, por intermédio das pesquisas de Fabre (1986) e Menegassi (1998). O objetivo é caracterizar essas operações, discutindo as etapas de revisão e reescrita (MENEGASSI, 2010) envolvidas, para verificar como elas se manifestam em textos e de que maneira conduzem o educando ao desenvolvimento de sua escrita. A metodologia advém da Linguística Aplicada e se pauta nos exemplos extraídos da pesquisa de Gasparotto (2014). Os resultados obtidos evidenciam que as operações linguístico-discursivas favorecem o desenvolvimento da escrita dos alunos, sobretudo valendo-se da relevância dos comentários escritos da professora revisora na aplicabilidade dessas estratégias discursivas.

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Biografia do Autor

  • Luan Tarlau Balieiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); graduado em Letras - Português pela UEM; especialista em Docência no Ensino Superior e em Libras pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA).

  • Cláudia Valéria Doná Hila, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); graduada em Letras pela UEL. É professora do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Letras da UEM.

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Publicado

15-07-2020