AS OPERAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS NA REESCRITA DO GÊNERO CONTO DE MISTÉRIO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

Neste artigo, são abordadas as operações linguístico-discursivas de acréscimo, substituição, supressão e deslocamento utilizadas em atividades de reescrita, a partir da revisão de textos do gênero Conto de Mistério, por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva enunciativa da linguagem (BAKHTIN, 2003; Bakhtin/volochínov, 2006); no conceito de escrita como trabalho (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991); nos estudos sobre reescrita de textos, por intermédio das pesquisas de Fabre (1986) e Menegassi (1998). O objetivo é caracterizar essas operações, discutindo as etapas de revisão e reescrita (MENEGASSI, 2010) envolvidas, para verificar como elas se manifestam em textos e de que maneira conduzem o educando ao desenvolvimento de sua escrita. A metodologia advém da Linguística Aplicada e se pauta nos exemplos extraídos da pesquisa de Gasparotto (2014). Os resultados obtidos evidenciam que as operações linguístico-discursivas favorecem o desenvolvimento da escrita dos alunos, sobretudo valendo-se da relevância dos comentários escritos da professora revisora na aplicabilidade dessas estratégias discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Tarlau Balieiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); graduado em Letras - Português pela UEM; especialista em Docência no Ensino Superior e em Libras pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA).

Cláudia Valéria Doná Hila, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); graduada em Letras pela UEL. É professora do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Letras da UEM.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FABRE, C. Des variantes de brouillonaucourspréparatoire. Études de Linguistique Appliquée, v. 62, p. 59-79, 1986.

FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991. p. 54-63.

GASPAROTTO, D. M. O trabalho colaborativo em práticas de revisão e reescrita de textos em séries finais do Ensino Fundamental I. 2014. 325 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996.

MENEGASSI, R. J. Da revisão à reescrita: operações e níveis linguísticos na construção do texto. 1998. 263 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 1998.

MENEGASSI, R. J. Professor e escrita: a construção de comandos de produção de textos. Trabalhos Linguística Aplicada, Campinas, v. 42, p. 55-79, 2003.

MENEGASSI, R. J. A produção textual e o ensino. In: SANTOS, A. R.; GREGO, E. A.; GUIMARÃES, T. B. (Orgs.). Escrita e ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 75-102.

MENEGASSI, R. J. A escrita como trabalho na sala de aula. In: JORDÃO, C. M. (org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 193-230.

MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. Domínio de Linguagens, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1019-1045, 2016.

MOTERANI, N. G. A reescrita de textos nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental: caracterização de aspectos linguístico-discursivos. 2012. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

RUIZ, E. D. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SERAFINI, M. T. Como escrever textos. Tradução de Maria Augusta Bastos de Mattos. 6. ed. São Paulo: Globo, 1989.

SERAFINI, M. T. Como escrever textos. Tradução de Maria Augusta Bastos de Mattos; adaptação de Ana Maria Marcondes Garcia. 12. ed. São Paulo: Globo, 2004.

SERCUNDES, M. M. I. Ensinando a escrever. In: CHIAPPINI, L. (Org.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 75-96.

THEREZO, G. P. Como corrigir redações. 5. ed. Campinas: Alínea, 2006.

Downloads

Publicado

15-07-2020