RETÓRICA E MULTIMODALIDADE
A COMPOSIÇÃO VISUAL EM FOCO
Palavras-chave:
Design, Retórica, Ethos, ProsopopeiaResumo
As composições discursivas multimodais, amplamente utilizadas na contemporaneidade, apresentam um grande desafio para o linguista que se propõe a analisá-las, justamente por seu caráter híbrido em linguagens, que extrapola a esfera do verbal. Dessa forma, o investigador deve lançar mão de conhecimentos interdisciplinares para promover uma análise qualitativa integradora, que leve em consideração as diversas camadas de sentido provenientes do sincretismo dos discursos analisados. Nesta pesquisa, o caráter interdisciplinar encontra-se na junção da Retórica aristotélica com o Design, ou seja, a composição visual. Tal junção será feita em função do objeto de estudo selecionado, o vídeo publicitário da empresa alemã Edeka, intitulado Weinhnachten 2117 (Natal 2117). Por meio da correlação entre esses dois campos do saber, uma análise retórico-multimodal será desenvolvida e, por meio dela, será discutida a forma com que os elementos da composição visual podem influenciar no processo argumentativo. Como resultado, pode-se apontar a influência que o Design teve na construção do ethos da personagem central da narrativa, que pode angariar do auditório a adesão ao discurso apresentado.
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