RETÓRICA E MULTIMODALIDADE

A COMPOSIÇÃO VISUAL EM FOCO

Autores

Palavras-chave:

Design, Retórica, Ethos, Prosopopeia

Resumo

As composições discursivas multimodais, amplamente utilizadas na contemporaneidade, apresentam um grande desafio para o linguista que se propõe a analisá-las, justamente por seu caráter híbrido em linguagens, que extrapola a esfera do verbal. Dessa forma, o investigador deve lançar mão de conhecimentos interdisciplinares para promover uma análise qualitativa integradora, que leve em consideração as diversas camadas de sentido provenientes do sincretismo dos discursos analisados. Nesta pesquisa, o caráter interdisciplinar encontra-se na junção da Retórica aristotélica com o Design, ou seja, a composição visual. Tal junção será feita em função do objeto de estudo selecionado, o vídeo publicitário da empresa alemã Edeka, intitulado Weinhnachten 2117 (Natal 2117). Por meio da correlação entre esses dois campos do saber, uma análise retórico-multimodal será desenvolvida e, por meio dela, será discutida a forma com que os elementos da composição visual podem influenciar no processo argumentativo. Como resultado, pode-se apontar a influência que o Design teve na construção do ethos da personagem central da narrativa, que pode angariar do auditório a adesão ao discurso apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Flávia Figueiredo, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); especialista em Línguas Estrangeiras pela State University of New York (SUNY); possui formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba (APVP); graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora dos cursos de Letras, Pedagogia e Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN).

Giovanni Aurélio de Brito, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN); especialista em Design de Multimídia e graduado em Informática Empresarial e Tecnologia em Marketing pela mesma instituição. É professor do curso de Design Gráfico da UNIFRAN.

Valmir Ferreira dos Santos Junior, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); graduado em Letras - Tradutor e Intérprete pela UNIFRAN; graduando em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ARISTÓTELES. Retórica das paixões. Tradução de Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

AUMONT, J. et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

CARMELINO, A. C.; RAMOS, P. Múltiplas facetas d’o amigo da onça: relevância da multimodalidade na construção do ethos. In: FIGUEIREDO, M. F.; FERREIRA, F. A. (Orgs.). Retórica e multimodalidade. Franca: Unifran, 2018. p. 203-225.

CÀMARA, S. O desenho animado. Tradução de Rita Silva e revisão de José Antunes. Lisboa: Estampa, 2005.

DAMÁSIO, A. R. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia Das Letras, 2000.

EDEKA. Weihnachtsclip – Homecoming. 2015. (1m46s). Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=V6-0kYhqoRo>. Acesso em: 8 nov. 2018.

FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda., 2006.

FIGUEIREDO, M. F. Desejo e desdém: as paixões da inveja, da emulação e do desprezo. In: FIGUEIREDO, M. F.; VIDAL, G. R.; FERREIRA, L. A. (Orgs.). Paixões aristotélicas. Franca: Unifran, 2017. p. 208-225.

FIORIN, J. L. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Abingdon: Routledge, 2009.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Bloomsbury Academic, 2010.

MATSUSHITA, R. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa Editora, 2011.

MEYER, M. Prefácio. In: ARISTÓTELES. Retórica das paixões. Tradução de Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. XVII-LI.

O Mágico de Oz. Victor Fleming. Loews: 1939. 1 Blue-ray. Primeirofilme.com.br. Disponível em: <http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos>. Acesso em: 27 jun. 2019.

SOUZA, L. A.; FIGUEIREDO, M. F. Compaixão-misericórdia: uma paixão aristotélica. Diálogos Pertinentes, Franca, v. 6, n. 1, p. 143-162, 2010.

Downloads

Publicado

15-07-2020