O ENSINO INTERCULTURAL DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/ITALIANO POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Abstract
Dentre as diversas possibilidades de trabalho e de desenvolvimento da interculturalidade, este estudo enfoca o uso do humor, especialmente das histórias em quadrinhos, para o ensino de língua estrangeira/Italiano. Para tanto, procuramos definir o que é cultura, com o propósito de explanar o ensino intercultural de línguas estrangeiras. O humor é uma ferramenta intercultural e salienta a possibilidade de se trabalhar, inclusive, com a comparação que aponta semelhanças e diferenças entre a cultura do aluno e a da língua apreendida. Sendo assim, o humor pode também favorecer e auxiliar a aprendizagem e o entendimento de questões de ordem linguística e social. Porém, o professor, em uma atitude facilitadora, deve estar atento a materiais autênticos de diversos meios para proporcionar essa experiência entre culturas na sala de aula e fazer com que o aluno reflita, não apenas sobre a cultura ensinada, mas, também, sobre a própria cultura, traçando relações que o façam realmente aprender a língua estrangeira como prática social.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.