APRENDIZAGEM DE INGLÊS A PARTIR DE EVENTOS COMPLEXOS DE LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA SOBRE A MOTIVAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS
Abstract
Neste trabalho, apresenta-se uma análise das relações entre as práticas de letramentos em games e a motivação para aprendizagem de inglês. A análise foi conduzida a partir da realização de atividades gamificadas e não-gamificadas por alunos de um curso de Letras, com habilitação em inglês. Os conceitos de gamificação, práticas e eventos de letramentos e motivação são apresentados e a análise parte da perspectiva teórica da Complexidade. Buscou-se averiguar se a presença da gamificação influenciaria a motivação dos alunos para a realização das atividades. Para isso, foram aplicados dois questionários aos alunos. Além disso, foram analisados dos dados referentes ao desempenho dos alunos nas atividades. Essa análise dos dados e dos questionários ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa e da perspectiva da complexidade. Após a condução da pesquisa, foi possível constatar que as vantagens generalizadas quanto ao uso de gamificação nem sempre são verdadeiras e que a perspectiva complexa, nesta pesquisa, propiciou uma compreensão específica de cada evento complexo de letramentos analisado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.