QUESTIONÁRIO LINGUÍSTICO PARA SURDOS BILÍNGUES (QLSB): UMA PROPOSTA PARA A AVALIAÇÃO DE PERFIS DE BILÍNGUES DO PAR LIBRAS-PORTUGUÊS
Abstract
Neste artigo, apresenta-se o processo de elaboração de um questionário linguístico para surdos bilíngues do par Libras-português (QLSB). O Bilinguismo é um fenômeno complexo, que apresenta inúmeras dimensões (HAMERS; BLANC, 2000; WEI, 2013). Uma dessas dimensões, por exemplo, diz respeito à relação de equilíbrio e dominância entre as línguas do bilíngue. Considerando o Bilinguismo e a dominância como construtos multifacetados, buscou-se elaborar um questionário para avaliar o perfil linguístico de surdos bilíngues. Para a elaboração do questionário, foi feita uma ampla revisão na área para a devida delimitação do construto e operacionalização (BABBIE, 1999) e, em seguida, foram cumpridas as etapas de elaboração cf. Dörnyei (2003). O QLSB, que é um questionário on-line bilíngue, é composto por 31 itens, distribuídos em quatro módulos – história, uso, proficiência e atitudes linguísticas, tal como a proposta de Birdsong et al. (2012). O questionário pode ser usado por pesquisadores da área do Bilinguismo, bem como em outros contextos aplicados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.