NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL MOBILIZADAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ONLINE
Abstract
Neste trabalho, temos como objetivo construir uma compreensão sobre o processo de aprendizagem de estudantes da licenciatura em Letras que participam do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) de uma universidade federal mineira. Os/as estudantes, no referido programa, ao participar de um conjunto de ações integrando escola-universidade, são engajados a reconstruir suas experiências a partir de pequenas narrativas (BAMBERG & GEORGAKOPOULOU, 2008), compartilhadas na rede social digital Padlet. Tais narrativas possibilitam que coordenação e supervisão do PIBID acionem temas, questões e problemas que configurem diferentes trajetórias de aprendizagem e formação profissional do grupo (NELSON, 2011). Neste trabalho, analisaremos tais narrativas a partir dos estudos do discurso em perspectiva interacional. Como resultados, observamos que estudantes mobilizam conhecimentos da experiência como discentes da educação básica, e ressignificam as práticas escolares a partir de um tensionamento do binômio teoria versus prática, o que se coloca como um desafio para a superação de uma formação docente conservadora, especialmente no que tange a uma aula de língua portuguesa que se ocupe não somente com os recursos linguísticos de um texto, mas sobretudo com a formação cidadã na educação básica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.