OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS E ÀS CULTURAS DISCIPLINARES DAS ÁREAS DE LITERATURA E LINGUÍSTICA POR BOLSISTAS VINCULADOS AO PIBIC DA UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32178

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Culturas disciplinares, Iniciação Científica

Resumo

Este artigo relaciona as culturas disciplinares das áreas de Literatura e Linguística com os aspectos ocultos dos letramentos acadêmicos a partir de entrevistas com bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará. Fundamentamo-nos nos conceitos de culturas disciplinares (HYLAND, 1997; 2000; 2009), de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2006) e dimensões escondidas/aspectos ocultos (STREET, 2010; CORRÊA, 2011; KOMESU, 2012; KOMESU; GAMBARATO, 2013) para associá-los à noção de culturas disciplinares. A metodologia é qualitativa com contornos etnográficos, utilizando entrevistas semiestruturadas com oito bolsistas. Os dados evidenciam que as relações entre as duas áreas se dão de forma distintiva e não aproximativa, a depender das características específicas que cada área evoca; apontam, ainda, que, por precisarem lidar com instrumentos genéricos a todas as áreas do saber, os bolsistas percebem as culturas disciplinares como aspectos ocultos, significando-as como obstáculos à aquisição e ao engajamento nos letramentos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre em Linguística pela mesma instituição; especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes; graduado em Letras - Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela UFC. É professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Janyele Gadelha de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC); graduada em Letras pela mesma instituição.

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Educação pela Faculdade de Educação de Cacoal; graduação em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC.

Referências

ANDRADE, F. R. da S.; LIMA, J. G. de. Estratégias de Aprendizagem de Letramentos Acadêmicos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Forproll, v. 1, n. 2, p. 130-144, 2017.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. Trad. Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.

CORRÊA, M. L. G. Um caso de letramento “oculto” no ensino da escrita: temporalidade e história oficial. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE TEXTO E DISCURSO, 1, 2011, Assis. Anais do I CITeD. Assis: UNESP, 2011.

HYLAND, K. Scientific claims and community values: Articulating an academic culture. Language and Communication, v. 17, n. 1, p. 19-32, 1997.

HYLAND, K. Disciplines and discourses: social interactions in the construction of knowledge. London: Pearson Education Limited, 2000.

HYLAND, K. Academic discourse: English in a global context. London: Continuum, 2009.

KAY, H.; DUDLEY-EVANS, T. Genre: what teachers think. ELT Journal, Oxford, v. 52, n. 4, p. 308-314, out. 1998.

KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da leitura e da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, A. Entrevista concedida a Cosme Batista do Santos e Maria Nazaré Mota de Lima. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas, v. 2, n. 2, p. 177-183, 2012.

KLEIMAN, A. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, v. 2, p. 375-400, jul./dez. 2010.

KOMESU, F. Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial. Scripta, Belo Horizonte, v. 16, p. 75-90, 2012.

KOMESU, F.; GAMBARATO, R. R. Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial. Revista Linguagem & Ensino, v. 16, p. 15-38, 2013.

LEA, M. R.; STREET, B. V. The “Academic literacies” model: theory and applications, Theory Into Practice. Ohio, v. 45, n. 4, p. 368-377, out. 2006.

MARTIN, J. R. Language, register, and genre. In: CHRISTIE, F. (Ed.). Children writing: reader. Geelong. Austrália: Deakin University Press, 1984.

MATTE, A. C. F; ARAÚJO, A. A importância da escrita acadêmica na formação do jovem pesquisador. In: MOURA, M. A. (Org.). Educação científica e cidadania: abordagem teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012, p. 97-110.

MORAN, M. G.; LUNSFORD, R. F. (Org). Research in Composition and Rethoric. London: Greenwood Press, 1984. p. 71-91.

MOTTA-ROTH, D. Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. Letras, Santa Maria, v. 17, n. 1, p. 93-110, jul./dez. 1998.

MOTTA-ROTH, D. Rhetorical Features and Disciplinary Cultures: a genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. 1995. 356 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

STREET, B. V. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Trad. Armando Silveiro; contribuições: Adriana Fischer. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge:

Cambridge University Press, 1990.

Downloads

Publicado

30-12-2020