ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A COERÊNCIA ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO
Abstract
A finalidade deste artigo é analisar uma unidade de estudo que visa à apropriação da alfabetização e do letramento, presente no livro didático “Português: Uma proposta para o letramento” escrito pela autora Magda Soares (2003). Foi feita uma análise do capítulo “Muito prazer, dona rua!” com o objetivo de verificar a coerência entre os fundamentos norteadores encontrados no manual do professor e as atividades efetivamente propostas no livro do aluno. De acordo com a autora, o processo de aprendizagem de leitura e escrita deve ultrapassar, já nas séries iniciais, a simples aquisição da tecnologia, assim como ela chama a codificação (escrita) e a decodificação (leitura). Desta forma, ler e escrever tornam-se processos de apropriação que ocorrem em seus usos nas práticas sociais. A análise revela que o livro didático apresenta em alguma medida coerência entre teoria e prática, bem como um avanço na forma de aliar o trabalho com a alfabetização e o letramento. No entanto, acredita-se que o professor não deve se restringir às atividades aqui propostas como fontes de alfabetização e letramento e sim buscar em sua própria realidade maneiras de adaptar este material ao seu contexto de atuação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.