MECANISMOS DÊITICOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO TIRA
Abstract
Este trabalho discute a presença da dêixis no Livro Didático (LD) e o ensino de estratégias textual-discursivas necessárias à compreensão do gênero tira, como uma possibilidade de permitir ao aluno desenvolver competências leitoras linguístico-discursivas. O gênero tira torna possível ainda, por seu caráter lúdico e composicional, maior participação dos alunos nas atividades de leitura e, consequentemente, uma abordagem metodológica mais voltada para a discursividade, para fenômenos como, por exemplo, a ambiguidade, a polifonia, a ironia e a intertextualidade. De acordo com essa perspectiva, defendo que ler e analisar o gênero tira, de acordo com opanorama, gênero/deiticidade/estratégias de leitura, se constitui um campo profícuo de pesquisa e estudo, visto que a atenção dos pesquisadores tem se voltado ora mais para a investigação do gênero como um texto midiático; ora mais para a relação do gênero com os aspectos pragmáticos que particularizam os produtores e os receptores. Os resultados evidenciam que é possível compreender a tira não apenas como um artefato
capaz de produzir humor, mas também como um construto social, cuja harmonia entre os elementos linguísticos e não linguísticos é complexa e requer domínio de diferentes estratégias.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
31-10-2013
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.