MECANISMOS DÊITICOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO TIRA
Resumen
Este trabalho discute a presença da dêixis no Livro Didático (LD) e o ensino de estratégias textual-discursivas necessárias à compreensão do gênero tira, como uma possibilidade de permitir ao aluno desenvolver competências leitoras linguístico-discursivas. O gênero tira torna possível ainda, por seu caráter lúdico e composicional, maior participação dos alunos nas atividades de leitura e, consequentemente, uma abordagem metodológica mais voltada para a discursividade, para fenômenos como, por exemplo, a ambiguidade, a polifonia, a ironia e a intertextualidade. De acordo com essa perspectiva, defendo que ler e analisar o gênero tira, de acordo com opanorama, gênero/deiticidade/estratégias de leitura, se constitui um campo profícuo de pesquisa e estudo, visto que a atenção dos pesquisadores tem se voltado ora mais para a investigação do gênero como um texto midiático; ora mais para a relação do gênero com os aspectos pragmáticos que particularizam os produtores e os receptores. Os resultados evidenciam que é possível compreender a tira não apenas como um artefato
capaz de produzir humor, mas também como um construto social, cuja harmonia entre os elementos linguísticos e não linguísticos é complexa e requer domínio de diferentes estratégias.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.