A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS MASCULINOS: ANÚNCIOS DE SERVIÇOS SEXUAIS NA SOCIEDADE DO CONSUMO
Abstract
Resumo: Este artigo é um desdobramento de resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Letras (RIBEIRO, 2012), concluída na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a qual investigou os efeitos dialógicos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor de anúncios de classificados de serviços sexuais veiculados em diversos jornais brasileiros em circulação. No presente artigo pretendemos analisar de que forma as imagens estereotipadas de beleza e sensualidade masculina constroem sentidos que propagam o consumo de sexo em anúncios de classificados de serviços sexuais. Para tanto, selecionamos um anúncio de classificados do Jornal Zero Hora da cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil. As concepções teóricas que embasam nossas reflexões são as ideias desenvolvidas por Bakhtin e seu Círculo, as ideias filosóficas de Dany-Robert Dufour e Ruth Amossy.
Palavras – chave: estereótipos; vozes sociais; signo ideológico; anúncio de serviços sexuais; consumo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.