“DOCENTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”: AGENTES OU ATORES? ANÁLISE LINGUÍSTICODISCURSIVA DO HISTÓRICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO
Abstract
Este texto apresenta uma análise linguístico-discursiva do Histórico que relata o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Foram empregados alguns dos procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional propostos por Bronckart e Machado (2004; 2005), sendo o objetivo encontrar e apresentar uma resposta para a seguinte questão: qual é o lugar atribuído pelo documento aos professores de educação profissional de nível técnico no processo de elaboração das diretrizes? O estudo revelou que o documento analisado apresenta os docentes como agentes, ou seja, actantes que não possuem as características de um ator. Em outras palavras, esses professores figuram no documento não como a fonte de um processo, mas como passivos em relação a uma Comissão Especial e seus membros.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.