MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DA TEORIA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA
Abstract
Na época em que vivemos, a presença crescente de artefatos tecnológicos no nosso cotidiano influencia, de maneira decisiva, a forma como interagimos com o mundo. As tecnologias cognitivas não apenas ampliam nossa capacidade de organização cognitiva, mas, também, modelam os próprios processos cognitivos que mobilizamos na condução de uma atividade por elas mediada, dentre estes, a linguagem. Este artigo propõe a teoria da Cognição Distribuída como modelo teórico-conceitual adequado para a investigação de processos cognitivos, inclusive a linguagem, numa plataforma que integre indivíduo e ambiente. Partindo de uma noção de cognição como fenômeno distribuído, apresentamos a linguagem como instrumento organizador da cognição e comentamos como a nossa relação com o mundo, estruturada por artefatos mediadores, abre possibilidades concretas de experiências multilinguais. Por fim, sugerimos possibilidades de futuras investigações que têm o potencial de iluminar o conhecimento nesta área.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.