A PRODUÇÃO DO SENTIDO: LEITURA E ESCRITA
Abstract
O trato conjunto da leitura com a produção de textos resulta da concepção de texto aqui adotada. O texto é percebido como discurso e à análise do texto enquanto discurso não cabe a busca da totalidade e da precisão articuladas à noção de produto. Esse texto ‘processo de produção’ é em si resultante de um nível específico de leitura e se realiza a partir da leitura que ele possibilita. Se escrever é ler, ler é inscrever-se. Contudo, como lidar com o texto processo de produção dentro da sala de aula? Como respeitá-lo nas suas diferenças? É essa a discussão que esse artigo pretende levantar, tendo por base a perspectiva da produção do sentido que observa a linguagem a partir do tripé: sujeito, sistema linguístico e história. Não há linguagem sem sujeito e sem história; não há sujeito sem linguagem e sem história e não há história sem sujeito e sem linguagem. Após levantarmos os pressupostos teóricos que conduzirão o nosso olhar sobre o texto, pretendemos discutir a produção de textos nas salas de aula.
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