REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DAS TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA
Abstract
Resumo: A partir da necessidade de produzir uma reflexão para o I Seminário de Programas de Pós-graduação da Área de Letras e Linguística: identidades, convergências e perspectivas, realizado em abril de 2013, sobre o papel das teorias do texto e do discurso na formação dos pós-graduandos na área de Letras e Linguística, me propus a traçar, em primeiro lugar, um contexto mínimo a partir do qual a discussão pudesse acontecer. Em seguida, procurei mostrar como as teorias e métodos dos estudos textuais no Brasil podem ser mobilizados para informar determinadas práticas em outros campos sociais, tais como o campo educacional ou o campo sociológico. Esse ensaio também pode dar uma pequena contribuição para delinear maneiras de (re) pensarmos novos/velhos percursos para a pós-graduação em Letras e Linguística no Brasil.
Palavras-chave: Texto. Discurso. Sociocognição. Referenciação. Pós-graduação em Linguística.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.