REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DAS TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA
Resumen
Resumo: A partir da necessidade de produzir uma reflexão para o I Seminário de Programas de Pós-graduação da Área de Letras e Linguística: identidades, convergências e perspectivas, realizado em abril de 2013, sobre o papel das teorias do texto e do discurso na formação dos pós-graduandos na área de Letras e Linguística, me propus a traçar, em primeiro lugar, um contexto mínimo a partir do qual a discussão pudesse acontecer. Em seguida, procurei mostrar como as teorias e métodos dos estudos textuais no Brasil podem ser mobilizados para informar determinadas práticas em outros campos sociais, tais como o campo educacional ou o campo sociológico. Esse ensaio também pode dar uma pequena contribuição para delinear maneiras de (re) pensarmos novos/velhos percursos para a pós-graduação em Letras e Linguística no Brasil.
Palavras-chave: Texto. Discurso. Sociocognição. Referenciação. Pós-graduação em Linguística.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.