ENUNCIAÇÃO, DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Abstract
Resumo: Neste artigo, discutimos a possibilidade de diálogo entre a Teoria da Enunciação e a Análise do Discurso de linha francesa como alternativa de mediação em práticas pedagógicas de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa. É sabido por todos os que se dedicam à língua portuguesa no contexto do magistério que, nem sempre, as teorias linguísticas dialogam, igualmente, com as abordagens educacionais, quando se enfoca esse tema na academia. Tomando uma carta produzida por Frei Antonio das Chagas, durante o movimento Barroco em Portugal, buscamos estabelecer uma interlocução entre as perspectivas enunciativas e as discursivas, no sentido de possibilitar novos olhares para as práticas pedagógicas da sala de aula. Importa ressaltar o caráter reflexivo e não conclusivo das perspectivas que trazemos para essa discussão, no sentido de que impulsionem mudanças nas atitudes daqueles que se ocupam do ensino e da aprendizagem do português.
Palavras-chave: Análise de Discurso. Enunciação. Cartas Espirituais. Ensino.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.