SOBRE “VIRALATISMO” E “PESSIMISMO”: O DISCURSO DA INFERIORIDADE VOLUNTÁRIA DO BRASILEIRO NO ENTORNO DA COPA DE 2014
Abstract
O entorno discursivo da Copa do Mundo no Brasil traz às mídias a expressão “complexo de vira-latas” e a discussão sobre a capacidade dos brasileiros no âmbito da organização desse evento. Partindo de um corpus de textos da Folha de São Paulo, de blogs e de jornais digitais, pretendemos analisar a reaparição do discurso da inferioridade voluntária do brasileiro e a circulação de termos, como “pessimismo”, que lhe parecem associados. Embora não tivéssemos de saída a pretensão de apreender essas expressões como “fórmulas”, no sentido de Faye/Krieg-Planque – como formulações que se tornam passagens obrigatórias em relação às quais os locutores são constrangidos a tomar posições e a fazê-las circular (KRIEG-PLANQUE, 2011) –, a ambientação conceitual dessa noção nos serviu como aporte fundamental. Examinando a circulação dessas expressões no período de realização da Copa do Mundo de 2014, percebe-se como o conceito de complexo de vira-latas retorna fortemente marcado por polarizações entre grupos políticos e sociais, como objeto de polêmica, ficando seu uso crítico restrito a blogs e sites online, e cabendo à grande mídia replicar o “clima de pessimismo” e seu léxico, sem incorporar a crítica que foi levantada sobre seu papel na disseminação do sentimento de inferiorização do brasileiro.
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