AMBIGUIDADE LEXICAL EM TIRINHAS: POLISSEMIA E EFEITO DE HUMOR

Autores/as

  • Morgana Fabiola Cambrussi Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Talita Veridiana Hack Poll Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumen

Este trabalho analisa a ocorrência de ambiguidade lexical por polissemia em textos do gênero tirinha, descrevendo os diferentes significados dos itens lexicais geradores do sentido ambíguo. O cunho humorístico e a associação entre linguagem verbal e não-verbal permitem ao gênero tirinha apresentar um contexto bastante propício ao aparecimento da ambiguidade lexical como recurso para a produção de efeitos de sentido, como a ironia e o sarcasmo, ambos proeminentes em textos de crítica indireta e de humor. A polissemia é um tipo de ambiguidade complementar, o que favorece seu emprego em certos jogos de linguagem, diferentemente da homonímia, que é um tipo de ambiguidade contrastiva. Realizadas as análises, os resultados do estudo apontam que a polissemia é um recurso empregado em um nível estrutural básico para produção de efeito de humor em tirinhas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Morgana Fabiola Cambrussi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Linguística. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó-SC, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol - Licenciatura.

Talita Veridiana Hack Poll, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó-SC.

Publicado

21-12-2015