O AMBIENTE VIRTUAL COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS
Resumen
O presente artigo objetiva apresentar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA como meio de acessibilidade ao ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no contexto do ensino superior. A pesquisa envolveu a formação de uma equipe interdisciplinar para o entendimento e a formação acerca do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. A metodologia da pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados como métodos de coleta e discussão dos dados a observação participante e notas de campo. Os dados foram produzidos no contexto de sala de aula de LIBRAS do ensino superior, para verificar a apreensão dos(as) acadêmicos(as) frente aos conteúdos gramaticais a partir dos recursos postados no ambiente virtual. Os resultados demonstram que a utilização do AVA no processo de ensino e aprendizagem da LIBRAS, usufruindo de uma diversidade de matérias visuais, evidencia melhorias no percurso prático de apreensão linguística, se desenvolvida de forma responsável, sob orientação docente e levando em consideração a realidade de todos os envolvidos no processo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.