HIPÓTESES ABDUTIVAS ANTEFACTUAIS EM SITUAÇÕES PROATIVAS DE NEGOCIAÇÃO COLABORATIVA: ANÁLISE DO CONTEXTO INICIAL DO FILME “12 HOMENS E UMA SENTENÇA”

Autores/as

  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Suelen Francez Machado Luciano Universidade do Sul de Santa Catarina/Faculdade Senac

Resumen

Este trabalho visa a descrever e a explicar como processos de auto e hetero vigilância epistêmica promovem a modulação da emergência de hipóteses abdutivas antefactuais em direção à consecução ótima de metas em comum. Para tanto, defendemos que as noções teóricas de metas (RAUEN, 2014), de relevância (SPERBER; WILSON, 1995) e de vigilância epistêmica (SPERBER; WILSON, 2010) são capazes de explicar como soluções criativas emergem num contexto constrangido por metas. Para ilustrar nosso argumento, analisamos o contexto inicial do filme “12 homens e uma sentença”, no qual o juiz instrui os jurados para que eles deliberem pela inocência ou pela culpa do réu.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Educacional do Norte Catarinense (1986), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente, é docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Tem experiência na área de Linguística, atuando no campo da Pragmática Cognitiva como especialista em Teoria da Relevância e como proponente da Teoria de Conciliação de Metas; e na área de Metodologia Científica e da Pesquisa, atuando como especialista em Redação Acadêmica.

Suelen Francez Machado Luciano, Universidade do Sul de Santa Catarina/Faculdade Senac

Possui mestrado em Ciências da Linguagem (2014), graduação em Letras Português/Inglês (2009) e especialização em Gramática de Texto: leitura, análise e produção (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é Doutoranda em Ciências da Linguagem, professora no ensino superior do Senac e professora de Língua Portuguesa no Colégio Dehon. Além disso, atua na editoração da revista Memorare do Grupep-Arqueologia/PPGCL.

Publicado

23-12-2017