GESTÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO FORMAL NO BRASIL: DESAFIOS PARA UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA
Resumen
Este trabalho visa discutir a questão da gestão da diversidade linguística na educação formal no Brasil, sob a ótica da Política Linguística. A partir da discussão em torno do quadro-político-linguístico brasileiro, constituído a partir de uma perspectiva monolíngue em língua portuguesa, analisam-se as complexidades em torno da construção de saberes em torno da valorização e promoção da diversidade linguística. Para tanto, volta-se o olhar para a questão da educação formal, refletindo sobre as políticas linguísticas implícitas e explícitas, bem como para o conjunto de mecanismos que consolidam a política linguístico-educacional de facto existente no Brasil. A partir das reflexões postas, sugerem-se propostas para a reflexão em torno das possibilidades de construção de novas políticas e práticas que atendam a variadas demandas linguísticas, culturais e educacionais.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.