PROFESSOR-LEITOR:

O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS?

Authors

Abstract

A leitura tem suscitado grande interesse dos pesquisadores nas últimas décadas, tanto no plano teórico, de desenvolvimento de modelos de processamento e compreensão e de propostas de formação de professores, quanto no plano de investigações que buscam coletar dados primários, estudando aspectos de processamento, ensino e aprendizagem. O estudo que ora propomos visa mapear e discutir, segundo o método de revisão sistemática, o que vem sendo pesquisado no Brasil sobre o professor como leitor, sob quais perspectivas teóricas e metodológicas os estudos vêm sendo conduzidos e o que indicam seus resultados. A análise realizada concluiu que há maior volume de pesquisas de mestrado e que o principal interesse de investigação gira em torno da constituição, do perfil ou da trajetória de leitura dos professores. As pesquisas de levantamento são as mais frequentes. Embora a leitura do professor venha sendo fortemente pesquisada e discutida, não se encontraram pesquisas voltadas à instrumentalização do letramento docente, tampouco estudos indicativos de alternativas para os problemas identificados.

Downloads

Author Biographies

  • Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC, mestra em Estudos Linguísticos; graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de SC - UDESC, com Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela FACVEST de Lages - SC e em Mídias na Educação pela Universidade do Rio Grande - FURG. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Coordenadoria Pedagógica do IFSC, Campus São Miguel do Oeste.
  • Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal se Santa Catarina
    Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística (2004), na área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento (2006) pela mesma IES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PAMEDUC - Patrimônio, Memória e Educação, UFSC . Desenvolve pesquisas sobre leitura, cognição e ensino, abarcando também o processo de alfabetização e formação de professores. Foi subcoordenadora do Curso de Pedagogia da UFSC entre 2014 e 2015. 

Published

27-12-2019