TESTES DE PROFICIÊNCIA COMO PRÁTICAS SOCIAIS
O TOEFL ITP DA ETS E O TESLLE DA UFSM
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.30654Palabras clave:
Testes de proficiência, Avaliação, Leitura, TOEFL ITP, TESLLEResumen
Para a permanência e/ou ingresso em cursos de pós-graduação no Brasil, os estudantes precisam comprovar suficiência ou proficiência linguística em, pelo menos, uma língua estrangeira moderna. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), essa comprovação é feita principalmente por meio dos resultados de testes de proficiência ou suficiência como o TESLLE (Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira) e a seção de leitura do TOEFL-ITP (Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program). Dessa forma, o presente estudo relata resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que analisa esses testes enquanto práticas sociais de testagem em Inglês para Fins Acadêmicos (English for Academic Purposes - EAP), a partir de documentos e amostras oficiais destes. São identificados e discutidos os papéis e as características dos testes com relação a seus textos-base e às estruturas e aos enfoques das questões, bem como das testagens, que dizem respeito às condições de aplicação, aos objetivos e aos públicos-alvo. Espera-se que os resultados promovam reflexões a respeito da possibilidade de se pedagogizar ou mesmo reformular esses testes, que, em alguma medida, podem (ou não) ser facilitadores do acesso à educação e da transformação de todos os envolvidos na prática social.
Descargas
Citas
BECKER, L. W. EFL Reading patterns: a study based on teste de suficiência at the Federal University of Santa Maria. 2013. 19 f. Trabalho Final de Graduação (Curso de Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
BHATIA, V. Analysing genre: Language Use in Professional Settings. London: Longman, 1993.
CUNHA, A. C. S. The reading perspective of TESLLE: the English reading proficiency test of UFSM. 2015. 19 f. Trabalho Final de Graduação (Curso de Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
EDUCATIONAL TESTING SERVICE. Official TOEFL handbook. Princeton: USA, 2012.
EDUCATIONAL TESTING SERVICE. Official guide to the TOEFL ITP test. ETS, 2014.
EDUCATIONAL TESTING SERVICE. Quem somos. Disponível em: http://mastertest.com.br/quem-somos/. Acesso em: 16 fev. 2020.
EDUCATIONAL TESTING SERVICE. Reading comprehension sample questions. Disponível em: https://www.ets.org/toefl_itp/content/sample_questions/level1_section3_reading_comprehension. Acesso em: 15 mar. 2020.
FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FINARDI, K. R; FRANÇA, C. O inglês na internacionalização da produção científica brasileira: evidências da subárea de linguagem e linguística. Revista Intersecções, v. 19, p. 234-250, 2016.
FINARDI, K. R. English as a global language in Brazil: a local contribution. In: GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. (Eds.). English as a lingua franca in teacher education: a Brazilian perspective. Berlin: De Gruyter Mouton, 2018. p. 71-86.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London Edward Arnold. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 4 ed. London: Routledge. 2004/2014.
HUGHES, A. Teaching and testing. In: HUGHES, A. Testing for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p. 1-5.
JENKINS, J. English as a lingua franca in the international university: the politics of academic English language policy. New York: Routledge, 2014.
KAMIJO, T. Analyzing the TOEFL ITP reading comprehension from a test preparation textbook: a case study and its classroom application. Journal of International Institute of Language and Cultural Studies, v. 21, n. 4, p. 195-206, 2009.
KAWACHI-FURLAN, C. J.; AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. The interface between TOEFL ITP and internationalization and language assessment in Brazil. Studies in English Language Teaching, v. 5, n. 2, p. 213-230, 2017.
LITTLEWOOD, W. Second language learning. In: DAVIES, A; ELDER, C. (Eds.). The handbook of applied linguistics. United Kingdom: Blackwell, 2004. p. 501-524.
MARCHEZAN, M. T. N. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
MARCUZZO, P. Ciência em debate? Uma análise das vozes no gênero notícia da popularização científica. 2011. 173 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
MARCUZZO, P. Uma análise do teste de suficiência em leitura em língua inglesa da UFSM. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2016 (Projeto de Pesquisa).
MARCUZZO, P.; AZAMBUJA, F. O teste TOEFL-ITP dentro do programa ciências sem fronteiras. Linguagem e Ensino, v. 20, n. 2, p. 333-250, 2017.
MARCUZZO, P. Análise Crítica de Gênero de testes de inglês como língua estrangeira. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018 (Projeto de Pesquisa).
MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Análise crítica de gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 3642-3654, 2019.
MARTIN, J. R. English text: system and structure. Philadelphia/Amsterdam: John Benjamins, 1992.
MEURER, J. L. Ampliando a noção de contexto na linguística sistêmico-funcional e na análise crítica do discurso. Linguagem em Discurso, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 133-157, 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Número de pós-graduandos cresce no Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica/18 0-estudantes-108009469/pos-graduacao-500454045/2583-sp-2021081601. Acesso em: 26 abr. 2020.
MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas: Kaygangue, 2005. p. 179-202.
MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. D.E.L.T.A., v. 24, p. 341-383, 2008.
MUSTAFA, F; APRIADI, H. DIY: Designing a reading test as reliable as a paper-based TOEFL designed by ETS. In: Proceedings of the 1st English education international conference. Banda Aceh, Indonesia: Syiah Kuala University Press, 2016. p. 402-407.
PACKER, A. Cresce a adoção do inglês entre os periódicos SciELO do Brasil [online]. SciELO em Perspectiva, 2016. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2016/05/10/cresce-a-adocao-do-ingles-entre-os-periodicos-scielo-do-brasil/. Acesso em: 26 abr. 2020.
RADÜNZ, A. P. MARCUZZO, P. O TESLLE de língua inglesa da UFSM – um estudo sobre os tipos, enfoques e aspectos linguísticos das questões e as pontuações dos examinandos. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 4, n. 5, 2017.
SANTOS, A. M. M. A compreensão leitora no teste TOEFL ITP: reflexões sobre possíveis efeitos retroativos a partir do uso das estratégias de leitura por candidatos em Porto Velho. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
SILALAHI, R. M. Assessing University Students’ Critical Thinking Skill by Using the TOEFL ITP Reading Test. Lingua Cultura, v. 11, n. 2. p. 79-83, 2017.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
TAUFIQ, W.; SANTOSO, D.R.; FEDIYANTO, N. Critical Analysis on TOEFL ITP as A Language Assessment. In: Advances in Social Science, Education and Humanities Research (ASSEHR), v. 125, Atlantis Press, 2018.
THOMPSON, G. Introducing functional grammar. London: Arnold, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução n. 003/10. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ppggeo/images/resolucao%20003_2010.pdf. Acesso em: 06 jan. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução n. 015/2014. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/wp-content/uploads/sites/345/2018/04/015- 2014- Regimento-da-Ps-Graduao.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução n. 018/18. Disponível em: https://www.ufsm.br/wp-content/uploads/2018/08/Resolu%C3%A7%C3%A3o-018-2018-UFSM.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Teste de suficiência em leitura em língua estrangeira. Disponível em: http://w3.ufsm.br/testedesuficiencia/images/teslle/lngua_inglesa_amostra.pdf. Acesso em: 29 mar. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Teste de suficiência em leitura em língua estrangeira. Disponível em: http://w3.ufsm.br/testedesuficiencia/. Acesso em: 16 jun. 2019.
WIELEWICKI, H. G. Testagem de proficiência em leitura em inglês: examinandos e teste como fontes de entendimento sobre esse processo. 1997. 199f. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1997.
WIGGINGS, G. P. Introduction: assessment and the morality of testing. In: WIGGINGS, G. P. Assessing student performance: exploring the purpose and limits of testing. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993. p. 1-33.
WRIGHT, S. Citizenship tests in Europe - editorial introduction. International Journal on Multicultural Societies, v. 10, n. 1, 1-9, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.