O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.30694Palabras clave:
Ensino-aprendizado de Inglês, Escola pública, Voz e atitude discenteResumen
Este trabalho busca depreender atitudes de alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Santa Catarina sobre a língua inglesa. Este artigo é parte de um projeto maior que levantou o perfil linguístico desses alunos por meio de um questionário semiaberto, e posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Com enfoque na Educação, a literatura sobre línguas adicionais, contexto escolar e políticas linguísticas foi utilizada para a análise dos dados, que revelam crenças a respeito do aprendizado de inglês. Como resultado preliminar, para os sujeitos participantes, o aprendizado (na língua inglesa) colabora com o desenvolvimento pessoal e profissional. Os sujeitos demonstraram autonomia para o aprendizado de línguas nos contextos informais pelo fato de poderem pesquisar temas de seus interesses e de interagir com pessoas ao redor do mundo. Dessa forma, os dados sugerem que os currículos escolares devam levar em conta o que o aluno aprende além da escola, possibilitando pôr em prática conhecimentos linguísticos aprendidos tanto na escola quanto fora dela a partir de interações informais.
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