SEMIPRODUTIVIDADE CONSTRUCIONAL

UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA DA COMPLEMENTAÇÃO SENTENCIAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.31280

Palabras clave:

Complementação sentencial., Conhecimento semântico., Enraizamento., Bloqueio estatístico.

Resumen

A literatura em Gramática de Construções Baseada no Uso – entendida aqui como a vertente cognitivo-funcional da Gramática de Construções – menciona três mecanismos possíveis para explicar como o falante evita a supergeneralização: o conhecimento gramatical, o enraizamento e o bloqueio estatístico. Este artigo busca avaliar a realidade psicológica de cada um desses mecanismos a partir da análise de uma construção específica do português brasileiro: a Construção de Complementação Sentencial (por exemplo, “Ela disse que sairia”). Após uma análise baseada em corpus, da qual derivamos três hipóteses relativas à representação mental da construção em pauta, relatamos um experimento de produção induzida. Os resultados confirmam a atuação de um mecanismo baseado em conhecimento gramaticale de um mecanismo baseado em conhecimento estatístico em termos de enraizamento. Por outro lado, não foi possível comprovar a atuação do bloqueio estatístico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dayanne de Oliveira Ximenes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduada em Letras - Português/Espanhol pela mesma instituição.

Diogo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Língua Portuguesa pela mesma instituição; graduado em Letras - Português/Latim pela UFRJ. É professor da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ.

Citas

AMBRIDGE, B. How do children restrict their linguistic generalizations?: an (un-) grammaticality judgment study. Cognitive Science, v. 37, n. 3, p. 508-543, dez. 2013.

AMBRIDGE, B.; BIDGOOD, A; TWOMEY, K. E.; PINE, J. M.; ROWLAND, C. F.; FREUDENTHAL, D. Preemption versus entrenchment: Towards a construction-general solution to the problem of the retreat from verb argument structure overgeneralization. PLoS ONE, v. 10, n. 4, p. 1-20, abr. 2015.

AMBRIDGE, B.; PINE, J. M.; ROWLAND, C. F.; YOUNG, C. R. The effect of verb semantic class and verb frequency (entrenchment) on children’s and adults’ graded judgements of argument-structure overgeneralization errors. Cognition, v. 106, n. 1, p. 87-129, jan. 2008.

AMBRIDGE, B.; GOLDBERG, A. E. The island status of clausal complements: Evidence in favor of an information structure explanation. Cognitive Linguistics, v. 19, n. 3, p. 349–382, set. 2008.

BOYD, J. K.; GOLDBERG, A. E. Learning what not to say: The role of statistical preemption and categorization in a-adjective production. Language, v. 87, n. 1, p. 55-83, mar.2011.

DABROWSKA, E. Recycling utterances: A speaker’s guide to sentence processing. Cognitive Linguistics, v. 25, n. 4, p. 617-653, out. 2014.

GOLDBERG, A. E. Constructions: A construction grammar approach to argument structure. Chicago: University Press, 1995.

HILPERT, M. Construction Grammar and its application to English. Edinburgh University Press, 2014.

PEREK, F.; GOLDBERG, A. E. Linguistic generalization on the basis of function and constraints on the basis of statistical preemption. Cognition, v. 168, p. 276-293, nov. 2017.

ROSANEN, S. H. M., AMBRIDGE, B.; PINE, J. M. An elicited-production study of inflectional verb morphology in child Finnish. Cognitive Science, v. 40, n. 7, p. 1-35, nov. 2016.

ROBENALT, C.; GOLDBERG, A. E. Judgment evidence for statistical preemption: It is relatively better to vanish than to disappear a rabbit, but a lifeguard can equally well backstroke or swim children to shore. Cognitive Linguistics, v. 26, n. 3, p. 467-504, jun. 2015.

Archivos adicionales

Publicado

14-10-2020